Joyce Meyer: Como eu finalmente me livrei da minha mentalidade de vítima

Como anda a sua saúde emocional? Você está emocionalmente saudável? Pastora Joyce Meyer, que foi abusada por seu pai durante anos na infância, revela como venceu a mentalidade de vitima que ela sofria.

545

Você está emocionalmente saudável? Parece que há muitas pessoas que não são, e eu costumava ser uma delas. Porque eu cresci em uma atmosfera muito instável e irada e fui abusada pelo meu pai por anos, eu me tornei uma adulta infeliz, irritada e controladora e não sabia como ter relacionamentos saudáveis. E até eu aprender a crescer no meu relacionamento com Cristo, eu estava uma bagunça na minha alma.

Muitas pessoas têm feridas na alma por causa de coisas que aconteceram com elas. Eles foram maltratados ou maltratadas e isso os levou a ter uma mentalidade de vítima, ficar presos em autopiedade, ter um temperamento fora de controle ou um constante sentimento de insegurança, e assim por diante.

Quando temos emoções doentias e o mau comportamento que surge como resultado delas, temos que chegar à raiz do problema para consertá-lo.

Mateus 12:33 diz: ” Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 

Assuma a responsabilidade por suas raízes

Eu me lembro de anos atrás quando eu reclamava com Dave, dizendo: “Nós não falamos sobre nada!” Finalmente, um dia Dave me disse: “Você sabe, Joyce, nós não conversamos. Você fala e quer que eu ouça e concorde com você“. Ele estava certo! Sempre que eu compartilhava uma opinião sobre algo com Dave, se ele não concordasse comigo, a luta estava acontecendo!

Gostaríamos de entrar nesses grandes argumentos, e eu acabaria confusa, pensando: “Eu nem sei mais do que estamos falando!” A coisa realmente frustrante era que eu não entendia qual era o meu problema, então eu continuava culpando tudo com Dave.

Quando não nos responsabilizamos pelos nossos problemas, nós os culpamos por alguém ou outra coisa. Mas quando finalmente cheguei ao ponto de ficar doente e cansada de discutir com Dave o tempo todo, orei para que Deus me mostrasse o que estava errado. Ele me mostrou que eu tinha uma raiz de rejeição em minha alma do jeito que eu fui criada, e até que essa raiz fosse tratada, o fruto (ou comportamento) em minha vida nunca mudaria.

A verdade sobre o seu valor aos olhos de Deus

Quando você tem medo de rejeição, se as pessoas não concordam com você, você se sente rejeitado por elas. Então, quando Dave e eu estávamos tentando conversar, se ele não concordava comigo, senti que ele estava me rejeitando.

A verdade é que, quando Dave tinha uma opinião diferente, ele não estava me rejeitando; ele estava rejeitando minha opinião. E eu tive que aprender a separar quem eu sou da minha opinião e confiar que se ele gostava ou não da minha opinião, ele ainda me amava!

Foi um grande avanço para eu conseguir essa revelação. Por meio dessa situação, aprendi a ser uma pessoa amada e valorizada por Deus por causa do que Jesus fez por mim e separar meu “quem” do meu “fazer”. Demorou algum tempo e eu tive que estar determinada a confiar na Palavra de Deus, que diz que Ele me ama incondicionalmente e nada pode me separar do Seu amor, mas eventualmente, eu me tornei segura em saber quem eu sou em Cristo.

Então, como está sua saúde emocional?

Eu quero perguntar de novo: você está emocionalmente saudável? Você está lidando com uma raiz de rejeição em sua vida? Existe uma pessoa em sua vida que você não pode conversar sem ficar chateado ou perder a paciência? Quando alguém discorda de você, isso faz com que você se sinta insultado, estúpido, rejeitado ou desrespeitado? Se este é você, então você precisa saber que Deus não quer que você viva dessa maneira.

Em Efésios 3: 17-19, o apóstolo Paulo orou pelos efésios: “Que Cristo habite em seus corações pela fé – para que você, arraigado e enraizado no amor, tenha força para compreender com todos os santos qual é a sua amplitude. e comprimento e altura e profundidade, e conhecer o amor de Cristo que ultrapassa o conhecimento, para que você seja preenchido com toda a plenitude de Deus ”.

Esta é a minha oração por você – que você fosse plantado profundamente no conhecimento de que Deus o ama incondicionalmente e saiba que, embora Ele nem sempre ame tudo o que você faz, Ele sempre o ama! Eu também quero encorajá-lo a passar o tempo todo dia sozinho com Deus em oração e estudar a Bíblia. Aprofunde-se nas Escrituras sobre o amor de Deus e escolha confiar que cada uma dessas promessas é para você.

A verdade é: você é amado e é valioso para Deus!

por: Pra. Joyce Meyer
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo


Deixe sua opinião