John Piper revela como ‘lutar contra as tentações demoníacas do desânimo’ e preservar a alegria

Pastor John Piper, explica como os cristãos podem lutar contra as tentações demoníacas, que vem trazer o desânimo.

656
Pastor John Piper

O teólogo reformado John Piper compartilhou dicas práticas para combater as “tentações demoníacas do desânimo” e preservar a alegria em Deus ao longo do dia.

Em um episódio do podcast ” Pergunte ao Pastor John ” que foi postado no DesiringGod.com, uma ouvinte chamada Katie pediu a Piper para identificar as pequenas coisas que ela poderia fazer durante todo o dia para encontrar e preservar sua alegria em Deus.

Piper, que também é chanceler do Bethlehem College & Seminary em Minneapolis, Minnesota, primeiro destacou que, se Cristo não é nossa suprema satisfação, outra coisa será – e, como resultado, seremos afastados da fé cristã.

“Nossa carne e o diabo estão ativos o dia todo para nos atrair para prazeres que são anti-Deus”, explicou ele. “Se não tivermos estratégias para despertar e cultivar e preservar e intensificar nossa alegria em Deus, seremos atraídos pela nossa carne e pelo diabo em prazeres alternativos, que são, como disse Paulo, idolatria. ( Colossenses 3: 5 ).”

No entanto, matar os maus desejos não é suficiente, Piper afirmou, pois isso nos deixa com uma “alma vazia”. Em vez disso, os cristãos precisam treinar suas mentes para lembrar as Escrituras ao longo do dia para combater a falta de alegria.

Uma maneira de fazer isso, ele disse, é através da memorização das Escrituras.

O valor da memorização para mim é que minha mente pode pegar a frase que vem à minha mente e colocá-la no lugar com as frases antes e depois, para que eu possa dizer isso apropriadamente, pregar para mim mesmo pelo bem da minha alegria“, disse ele.

Depois de ler uma passagem das Escrituras pela manhã, Piper recomendou a escolha de vários versos para “pregar para si mesmo” durante o dia.

“Prepare um lembrete em seu telefone para tocar a cada hora ou zumbido em seu pulso para dizer-lhe para tirar a espada da leitura matinal, diga a si mesmo, pregue para si mesmo e diga a Jesus obrigado por isso e por aquilo, você realmente acredita nisso“, ele aconselhou.

“Diga ao demônio que você acredita. Diga ao demônio que isso é uma verdade, que você foi comprado pelo sangue, que esta na Bíblia. E que todos os cristãos são comprados pelo sangue. Diga ao diabo que essa verdade é mais preciosa para você do que qualquer coisa que o demônio venha te ofertar

Treinar sua mente para lembrar as Escrituras e continuamente pregá-las para si mesmo durante todo o dia ajuda a combater o pecado e Satanás e encontrar uma alegria duradoura, disse Piper.

Reconheça que uma vez que você leu muito da Bíblia, a maior parte é uma névoa, uma confusão em sua mente. Na verdade, não é nem mesmo em sua mente consciente. Você tem que dizer à sua mente – como um músculo, como você diga à sua mão para fazer alguma coisa – você diz à sua mente como um músculo para encontrá-la, pegá-la e colocá-la diante de sua consciência. “

“Então você tem que dizer à sua mente para colocá-lo no contexto para que você entenda corretamente”, concluiu. “Então você tem que pregá-lo para si mesmo e contra o maligno. É assim que você empunha a espada do Espírito, e mata as tentações demoníacas para desencorajar, e alimenta o fogo da alegria em Jesus.

Anteriormente, Piper explicou  que armazenar textos em nossas mentes sobre Deus nos ajuda a nos relacionar com Ele como Ele realmente é e a viver uma vida que reflete Seus atributos.

“A maioria de nós é emocionalmente aleijados – todos nós, na verdade. Nós não experimentamos Deus na plenitude do nosso potencial emocional“, disse ele. “Como isso vai mudar? Uma maneira é memorizar as expressões emocionais da Bíblia e falar com o Senhor e com as outras até que elas se tornem parte de quem somos.”

Por exemplo, no Salmo 103: 1 , dizemos: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome!’ Essa não é uma expressão natural para muitas pessoas “, continuou ele. “Mas se memorizarmos essa e outras expressões emocionais da Bíblia e as dissermos com frequência, pedindo ao Senhor para tornar a emoção real em nossos corações, poderemos realmente crescer nessa emoção e expressão. Ela se tornará parte de quem somos. Seremos menos emocionalmente aleijados e mais capazes de prestar os devidos elogios e graças a Deus”.

 

Deixe sua opinião