John Piper: estou ‘surpreso’ por permanecer cristão

623

Quando John Piper pregou na conferencia Together for the Gospel na semana passada em Louisiville, Kentucky refletiu sobre alguns momentos mais difíceis de sua vida e ministério, e dizendo: “Estou surpreso que continuo sendo um cristão hoje”.

O pastor de 66 anos de idade, da Igreja Batista Bethlehem em Minnesota, explicou que tem sido cristão há 60 anos, pastor da Bethlehem durante 32 anos, casado com sua esposa quase 44 anos e pai durante 40 anos. E que recentemente, tem experimentado “dias importantes” em sua vida.

No entanto ao considerar onde está e quão longe tem chegado a sua vida como um cristão, um pastor, um marido e um pai, Piper atribuiu seu sucesso a graça de Deus.

“Se alguma coisa disso dependesse de mim, eu havia deixado de ser um cristão há muito tempo. Não tenho nenhuma duvida disso tudo“, disse, observando que nada do que tinha experimentado serviram quando seu casamento estava sob ataque e quando sua alma estava sob ataque.

Ele usou o livro de Judas como o texto principal do seu sermão, dizendo que a doxologia no final do livro revela que Judas também foi surpreendido com o que é preciso para que um cristão continue sendo um cristão.

O versículo 24 do livro de Judas nos diz que Deus “é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória”. Portanto, os cristãos não podem manter sua fé através de seu próprio esforço, Piper sugeriu, que se mantém através da gloria de Deus, a majestade, o poder e a autoridade para cumprir sua promessa de que Ele cumprirá a seu povo para sempre.

“Tenho o Espírito e tenho a Cristo, e estar na videira são todos [a mesma] coisa, e minha vida está Nele. Ele é minha vida. Se Ele não estiver ali, não tenho vida. Não existe uma vida independente em mim”, disse Piper.

Da mesma forma que o universo não foi criado e se sustentado por si mesmo, acrescentou, os cristão não se fazem, e sua fé não é mantida, sem a benção ativa de Deus em suas vidas.

“Pense sobre o fato de que a criação e o sustento da vida espiritual é algo que não podemos fazer, mas Deus”, disse ele ao dirigir aos milhares de ministros na conferência.

Mas como Deus fez isso? Como mantém os cristãos na fé e evita que se arruíne a obra que começou neles?, o teólogo disse que, Ele faz agitando seus corações a fazerem algum “trabalho auto-mantido”.

Este é um “paradoxo da vida cristã”, disse ele, acreditando que as palavras de Judas, quando escreve: “permanecer no amor de Deus”, mas também é a convicção de que Deus vai manter a fé daqueles que são verdadeiramente chamados por Deus para ser seguidores de Cristo. Dois conceitos trabalham juntos, explicou, e os cristãos devem: estar comprometido a confiar em Deus para mantê-los como seus, orar e ver a aplicação diária da promessa realizar e de esperar pacientemente em Deus, mesmo em tempos difíceis, enquanto ele trabalha em suas vidas.

“Se você está chorando: Abba, socorro!” o Espírito Santo testifica com o nosso espírito. Você é o filho de Deus, e esta sendo guardado”, disse ele.

Sem a ajuda de Deus, disse ele, uma pessoa não faz muito esforço para suplicar a Deus.

Em sua oração final, Piper disse que não conseguia se lembrar de outra conferência igual a  Together for the Gospel, e que foi “abençoado com  tão implacável, poderosa e bela aplicação da Bíblia.”

Traduzido e adaptado de The Christian Post por Portal Padom

Portal Padom

Deixe sua opinião