Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, nem em Belém e nem esse era o seu nome! – entenda

O ano, lugar e data do nascimento de Jesus - cujo nome hebraico original é Yeshua - são desconhecidos.

1652

No dia 25 de dezembro, milhões de crentes de dezenas de países celebraram uma das mais importantes festividades do cristianismo, que comemora o nascimento de Jesus em Belém, na atual Palestina. No entanto, de acordo com um artigo no The Telegraph, Ele não nasceu em 25 de dezembro, nem foi em Belém, nem foi esse o seu verdadeiro nome.

O nome de Jesus

Em primeiro lugar, o nome de Jesus é a versão latinizada do nome grego ‘??????’ (como é mencionado no Novo Testamento, escrito em grego), que por sua vez é uma interpretação do nome hebraico original Yeshua.

Em segundo lugar, o ano, o local e a data do nascimento de Yeshua são desconhecidos. Há apenas dois registros, ambos escritos muito depois que aconteceu por pessoas que nunca o conheceram.

O Ano do nascimento de Jesus Cristo

O Evangelho de Mateus diz que Jesus nasceu “nos dias do Rei Herodes”. Herodes morreu no ano 4 antes de Cristo. Então, se Mateus está certo, Jesus nasceu antes de 4 a. C.

O Evangelho de Lucas não detalha quem era o rei quando Jesus nasceu. No entanto, diz que Herodes era rei quando Isabel – que afirma que ela era a prima de Maria – concebeu a João Batista um pouco antes.

Em contraste, o apóstolo Lucas sustenta que, enquanto Maria estava grávida, “um decreto emitido por Augusto dizendo que todos deveriam pagar impostos”. De acordo com o jornal britânico, o único censo fiscal conhecido na região no período foi ordenado por Publio Sulpicio Quirinio, governador romano da Síria, quem o comissionou no ano 6 d. C. Portanto, nem Mateus nem Lucas podem estar certos, uma vez que existe uma disparidade de dez anos entre eles.

O lugar aonde Jesus nasceu

A próxima pergunta é aonde Jesus nasceu. Lucas diz que Maria e José viveram em Nazaré (na Galiléia), mas viajaram ao sul para Belém (na Judéia) para se registrarem no recenseamento tributário, porque José era originalmente desse lugar.

No entanto, a tributação naquela época, como agora, era paga pelas pessoas onde viviam e não havia “um fundamento econômico ou administrativo para viajar para o remoto lugar de nascimento de um antepassado remoto para registrar impostos”, diz o artigo. . Também não há registro de que tal exigência tenha sido imposta no Império Romano.

O dia do nascimento de Cristo

Nem é fácil determinar em que dia do ano nasceu Yeshua. A Bíblia não especifica um dia, nem uma estação, o que não é surpreendente, já que os judeus e os primeiros cristãos geralmente não celebraram a data do nascimento das pessoas. Era, de fato, algo tão sem importância que os Evangelhos de Marcos e João não lidam com esta questão, e eles simplesmente começam suas narrações quando Jesus já era um adulto.

Com toda a probabilidade, a Igreja primitiva fixou o aniversário de Jesus em 25 de dezembro porque já era um dia tradicional de celebração, e também com um simbolismo muito poderoso. No calendário romano, 25 de dezembro foi o solstício de inverno. Sob o Império Romano, naquele dia foi comemorado o festival de “Natalis Solis Invicti” (“Nascimento do Sol invicto”).

E ai o que você acha de tudo isso? Deixe a sua opinião abaixo!

Deixe sua opinião