INTERNAUTA DIZ AINDA TER DUVIDA SOBRE O DÍZIMO E PERGUNTA SE É A DÉCIMA PARTE DO BRUTO OU DO LÍQUIDO. O Pr. ANDRÉ LEPRE RESPONDE.

500

A PERGUNTA: “Faço parte da Assembleia de DEUS há um ano e até agora não entendi o
dizimo. Pergunto: É a decima parte do bruto que ganhamos ,ou do liquido?
Um ex: Se tenho 10 funcionários de 1000,00 reais, e o faturamento bruto meu
é de 11000,00 reais como darei o dizimo se me sobrará 1000,00, ficaria sem nada se fosse do bruto,  me ajude a entender.”

Prezado irmão E…,

A Paz de Cristo. Espero de alguma forma poder ajudá-lo e ser benção para você esclarecendo algumas coisas.

Este assunto é polêmico dentro das igrejas, o que não deveria ser. Deus não vê o dízimo como algo que traga intranqüilidade e tire a paz dos servos, mas como instrumento que abençoa a vida financeira e material dos irmãos. O homem é que muitas vezes complica questões tão simples dentro dos princípios bíblico cristãos.

De donde vêm as riquezas? A Bíblia diz em Deuteronômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”

Em Salmos 24:1 diz: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”

A força, energia, nossa capacidade de trabalhar, vem Dele, tudo que temos, tudo o que somos, pertence a Ele.

Vou ser objetivo e claro com o irmão, somente assim, creio que poderei lhe ajudar a entender um pouco dessa questão. Às vezes por muito falar ou escrever acabamos é por “embananar” mais a cabeça das pessoas e corremos o risco de criarmos nossa “teologia pessoal”.

De uma coisa você pode ter certeza: Para quem quer realmente dizimar sempre haverá um motivo, mas para quem quer fugir do dízimo sempre terá uma desculpa.

Se cada um quiser consolidar sua visão, seja ela do bruto ou do líquido, certamente encontrará passagens bíblicas que lhe darão campo para suas conjecturas. Quem defende que é do bruto poderá, por exemplo, utilizar o texto que está em Levítico 27:30 – “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.”

Assim como os que defendem que é do líquido poderá utilizar Números 18:27 que diz que o dízimo dos grãos se contava depois de limpos na eira, e o dízimo da vinha depois que as uvas haviam sido espremidas no lagar.

Mas o que podemos afirmar é que não há na Bíblia instrução específica sobre essa questão.

Creio que no caso específico dessa empresa, trata-se muito mais de uma questão de administração do que de dizimar. Pois, se você ganha 11 e gasta 10 algo não está muito bem. Como é que você vai sobreviver? Sustentar sua família?

Deus diz que o que damos deve refletir com honestidade o que recebemos.
A Bíblia diz em Deuteronômio 16:17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.”

Que você possa refletir com honestidade e tire suas conclusões.

Deus lhe abençoe muitíssimo!

Pr. André Lepre

Deixe sua opinião