A igreja que mais cresce no mundo é liderado por mulheres

A igreja que mais cresce no mundo não tem edifícios, nenhuma liderança central e é liderada principalmente por mulheres.

813

Nos últimos anos, os pesquisadores creditaram a igreja subterrânea no Irã como a igreja cristã que mais cresce no mundo. Tendo características únicas que desafiam a comparação com igrejas na América e na Europa e, na opinião de alguns que a conhecem bem, a igreja no Ocidente poderia aprender estudando-a.

A igreja que mais cresce no mundo se enraizou em uma das nações mais inesperadas e radicalizadas do mundo“, de acordo com “Sheep Among Wolves” (Ovelhas Entre Lobos), o notável documentário de duas horas sobre o renascimento que ocorreu no Irã. “O despertar iraniano é um movimento de discipulado em rápida reprodução que não possui propriedades ou edifícios, não tem liderança central e é predominantemente liderado por mulheres.”

O documentário foi produzido pela Frontier Alliance International (FAI), que apoia equipes de discipulado visando os “não alcançados” e os “não-engajados” dentro da Janela 10/40.

Há um êxodo em massa deixando o Islã para o cristianismo no Irã, de acordo com a FAI.

E se eu dissesse que o Islã está morto?“, diz um líder iraniano não identificado da igreja no filme. “E se eu dissesse que as mesquitas estão vazias dentro do Irã? E se eu dissesse que ninguém segue o Islã dentro do Irã? Você acreditaria em mim? É exatamente isso que está acontecendo dentro do Irã. Deus está se movendo poderosamente dentro do Irã.

Muitos da classe dominante ainda seguem o Islã, “porque é onde estão os empregos mais bem pagos“, segundo o filme, mas a maioria das pessoas comuns ama a Deus e reconhece que o Islã é o problema.

E se eu lhe dissesse que o melhor evangelista para Jesus era o aiatolá Khomeini?“, pergunta um líder da igreja iraniana. Ele afirma que os aiatolás trouxeram à tona a verdadeira face do Islã e as pessoas descobriram que era uma mentira, um engano. “Após 40 anos sob a lei islâmica – uma utopia segundo eles – eles tiveram a pior devastação nos 5.000 anos de história do Irã.

Os esforços dos aiatolás para destruir o cristianismo saíram pela culatra, mas serviram para refinar e purificar a igreja. “O que a perseguição fez foi destruir a igreja que não era discípula e destruir a igreja que era sobre convertidos“, observou o líder da igreja iraniana. “Todos esses plantadores de igrejas descobriram que os convertidos fogem da perseguição, mas os discípulos morrem pelo Senhor em perseguição.

“Portanto, nosso modelo dentro do Irã é que não nos convertemos em discípulos, discipulamos para que possamos nos converter”.

Freqüentemente, um movimento de discipulado (DMM) começa no primeiro momento em que alguém entra em contato com um incrédulo. “Tudo é fundamental na oração. Encontramos pessoas de paz através da oração. Até encontramos locais através da oração”, observou o líder da igreja iraniana.

Quando praticamos o DMM, Jesus foi mais rápido que nós. Ele veio em seus sonhos ou ele veio milagrosamente em suas vidas. Quando ouvimos isso, sabemos que Jesus se adiantou a nós.

Surpreendentemente, a ênfase deles não é plantar igrejas; mas fazer discípulos. “Ele está deixando os incrédulos liderarem outros incrédulos para si e para o reino de Deus. Se você plantar igrejas, poderá fazer discípulos. Mas se você fizer discípulos, plantará igrejas”, disse o líder da igreja iraniana.

Uma coisa poderosa com o DMM é que é o discipulado baseado na obediência. É baseado na autoridade das Escrituras e toda vez que você lê as Escrituras, deve obedecê-las. É assim que as pessoas se conformam à imagem de Cristo e santificam. Eles não estão apenas lendo a Bíblia para obter informações. Eles estão lendo a Bíblia para se transformar.

Mulheres corajosas para falar de Jesus faz a igreja crescer

Cerca de 55% dos discípulos são mulheres, segundo um líder iraniano.

O que é fascinante agora é que os líderes mais poderosos do Irã são mulheres, mas não de uma maneira humanística e bombástica … na verdade, elas são as mulheres mais gentis. Eles estão liderando esse movimento, saindo nas estradas e estradas compartilhando com prostitutas, viciados em drogas, com todos com quem entram em contato, e isso exige coragem. São mulheres corajosas.

As mulheres líderes no Irã não adotaram uma teologia feminista, de acordo com uma das líderes norte-americanas da FIA. “De uma maneira bíblica, eles são submissas à estrutura apropriada e à ordem da igreja, mas quando se trata do que Satanás está fazendo, elas são ferozes. Não são como as mulheres liberais raivosas e modernas que estão chateadas. Não, há uma gentileza e submissão que são bonitas e seguem o padrão bíblico.

Um estereótipo do Irã divulgado pelo noticiário noturno envolve multidões de muçulmanos furiosos agitando os punhos e cantando ‘Morte à América‘ e ‘Morte a Israel.

Mas o filme apresenta uma realidade diferente abaixo da superfície. “O aspecto mais alucinante da igreja no Irã é o ponto central da teologia redentora, e o entendimento de não apenas quem é Jesus, o que ele veio fazer e o que ele voltará a fazer é uma teologia de aliança que tem Israel no centro.

Quando você pergunta à maioria das pessoas qual é a ameaça mais existencial para Israel e elas dizem Irã – e isso é verdade. Mas por trás da cortina do que Deus está fazendo, Deus está levantando um dos movimentos de crescimento mais rápido de ex-muçulmanos que estão se apaixonando não apenas pelo Deus de Israel, não apenas pelo rei de Israel, não apenas pelo Messias de Israel, mas pela verdade estão caindo apaixonado pelo povo judeu. Como resultado disso, você tem um movimento de oração no Irã que clama pela salvação de Israel. ”

O filme cita um casal iraniano que teve a oportunidade de se mudar para os EUA. Depois de morar na América por alguns meses, a esposa decidiu que queria voltar para o Irã, dizendo ao marido surpreso: “Há uma canção de ninar satânica aqui. Todos os cristãos estão com sono e eu estou com sono.

Um líder da FIA observa a natureza alarmante de sua conclusão. “Essa história foi perturbadora porque essa mulher estava discernindo uma ameaça à sua fé que era uma ameaça maior do que o tipo de perseguição que acontece no Irã. Ela viu que a sonolência espiritual é uma ameaça maior à sua fé do que a perseguição. ”

O filme observa que a única igreja no livro do Apocalipse não criticada por Jesus estava sob perseguição e sofrimento. “Se a liberdade é uma coisa tão grande para o Reino, então por que a Europa e a América estão no estado em que se encontram?“, pergunta um crente iraniano.

“Quando saímos para fora, realmente não nos importamos se somos presos, não ficamos chateados se formos presos. O que são 50 anos de prisão em comparação com a eternidade com Jesus? ”

Os cineastas afirmam que a igreja no Irã oferece sabedoria para transmitir. “Acredito que o que está acontecendo na igreja no Irã se tornará um bastão de medição para o corpo global de Cristo. Não é algo que poderemos admirar de longe. Será algo que devemos participar. Isso vai atrapalhar nossas vidas ”, diz um líder da FIA com sede nos EUA.

“Acredito que o Senhor vai pegar esta edição do testemunho, a história, o testemunho da igreja no Irã e colocá-la no coração do corpo global de Cristo, que seguiríamos seus passos e aprenderíamos com eles. Acredito que o Senhor está colocando esta mensagem em risco para que possamos nos preparar para os dias que virão. ”

Deixe sua opinião