Exemplos positivos e negativos de famílias na Bíblia

3000

Uma das mais interessantes peculiaridades da Bíblia é que ela, diferente de muitos livros biográficos, não esconde nada de bom ou de ruim que tenha sido praticado pelos seus personagens, sejam eles secundários ou protagonistas.

Neste sentido, vamos perceber que também a família é citada na Bíblia dando maus e bons exemplos. Aquelas que agiam segundo os preceitos da Lei tinham as bênçãos e as que não observavam os preceitos da Lei, eram amaldiçoadas (Dt 30: 19-20).

FAMÍLAS QUE DERAM MAUS EXEMPLOS:

1ª- Família de Adão: desobediência e falta de ética

Adão constituiu a primeira família na face da terra, que deu maus exemplos aos seus descendentes, desobedeceram a Deus e faltou ética um para com o outro. Ele e sua mulher, Eva, depois de pecarem, responsabilizaram o outro pela desobediência (Gn 3:12-13). Como consequência disso, o pecado entrou no homem e o primogênito, Caim, cometeu o primeiro homicídio na face da terra, contra seu irmão, Abel (Gn 4:8). Adão e Eva geraram Caim, Abel, Sete e ainda tiveram outros filhos e filhas (Gn. 5:4).

2ª- Família de Acã: desobediência e furto

Acã era da Tribo de Judá. Deus havia dito através de Josué, que comandava o povo, que quando vencesse os inimigos não era para tomar nada para si, mas tudo deveria ser destruído. Acã desobedeceu e, com isso, envolveu sua família na maldição. A Bíblia diz que ele furtou uma capa babilônica, prata e cunha de ouro (Js 7:24-25), e por causa disso ele e sua família foram apedrejados e queimados.

3ª- Família de Eli: prostituição e profanação

Em Siló, local de culto e adoração, sacrificava-se ao Senhor, de modo que a espiritualidade do povo era mantida viva através de oferendas e sacrifícios. Eli era sacerdote e foi responsável pela formação espiritual de Samuel. No entanto, não teve autoridade para educar seus filhos apesar de ser cobrado pelo Senhor. Seus filhos eram ímpios e malfeitores, praticavam prostituição e não respeitavam aquilo que era sagrado ao Senhor. Por isso, veio o juízo de Deus, famílias foram destruídas e tomada a Arca de Deus através dos filisteus e foi embora a “Glória de Deus” – Icabô (I Samuel 4:11 e 21).

4ª- Família de Zebedeu: ingratidão e egoísmo

Salomé era irmã de Maria, mãe de Jesus, e mulher do pescador Zebedeu. Por ser tia de Jesus, tomou uma decisão que contrariou muito a Ele bem como a seus discípulos. Isto porque lhe faltou gratidão e humildade. Ela fez um pedido a Jesus sobre seus filhos, Tiago e João, dizendo: “Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e outro à tua esquerda” (Mt 20:21). Felizmente, Jesus é justo e não atendeu ao seu pedido.

noticias-gospel-familia-biblica

FAMÍLIAS QUE DERAM BONS EXEMPLOS:

Várias famílias souberam honrar a Deus obedecendo aos Mandamentos de Deus, investindo nos valores familiares e dando a nós bons testemunhos.

1ª- Família de Noé: fé e obediência

O patriarca “achou graça aos olhos do Senhor” que o considerou “justo e íntegro” entre seus contemporâneos (Gn 6:8-9). A tristeza de Deus para com a humanidade corrompida dos tempos de Noé, levou-o a decidir por um novo começo. Ele e sua família foram preparados para o projeto de Deus de fazer uma humanidade melhor.

Noé exerceu, ao lado de sua família, uma fé que os levou à obediência naquilo que Deus lhes ordenara. Com isto, Deus estabeleceu o seu novo projeto e Noé e sua família tiveram uma aliança de amor com seu Deus (Gn 9:8-9).

2ª- Família de Abraão: fé e proteção familiar

Abraão, seguindo o exemplo de Noé, era um homem de fé e até hoje é considerado como o pai da fé. Ele foi muito importante do ponto de vista dos valores da família, pois constituiu o clã que atravessa gerações. Abraão preservou seu sobrinho Ló e sua família do juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra e livrou Sara de ficar nas mãos de Abimeleque, apesar de ter mentido. Ele teve o filho da promessa, Isaque, com Sara, um filho com a escrava Agar, e outros filhos com Quetura (Gn 25: 2).

3ª- Família de Jacó: perseverança e amor

Jacó tinha profundo amor por sua desejada Raquel, filha de Labão (Gn 29:18), bem como aos filhos (Gn37:34), e também foi perseverante nos seus ideais. Tomando para si Raquel, como esposa, lutou com Deus até que fosse abençoado. O Senhor mudou seu nome e deu-lhe doze filhos que constituíram as doze tribos de Israel (Gn 35: 22-26).

4ª- Família de Moisés: união e liderança

Casado com a medianita, Zípora, Moisés teve dois filhos: Gérson e Eliézer. Os seus irmãos, Arão e Mirian, estiveram ao seu lado na condução do povo de Israel para a Terra Prometida. Seu sogro, Jetro, foi seu conselheiro para que ele delegasse poder e nomeasse novos líderes de grupos em Israel.

Moisés, ao lado de sua família, foi um grande líder e todos gozavam da união, deixando a nós um exemplo a ser seguido.

5ª- Família de Lázaro: acolhedores

Durante seu ministério terreno, Jesus sempre visitava uma família entre a qual sempre era bem-vindo. Quando Ele estava com essa família era bem servido, ouvido e amado.

Isto não só acontecia com a presença de Jesus, mas os moradores de Betânia também eram simpatizantes e amavam essa família. A prova disso foi a morte de Lázaro (Jo 11).

Pr. Osmar Bento

Deixe sua opinião