Está para baixo?

409

Pessoas profissionais dizem-nos que a baixa auto-estima é um problema sério e comum que afeta basicamente todos os níveis e idades da sociedade. Eu acredito. Fracasso, falta de beleza, obesidade, falta de uma educação formal, o sentimento de não ser necessário, a falta de confiança e coisas semelhantes são os culpados que levam de muitos a sensação de valor. Produzem sentimentos de inferioridade e pena de si que podem ser prejudiciais tanto ao pecador quanto ao santo – principalmente se o santo estiver fraco na fé.

De todos os povos, o povo de Deus deve ter uma sensação de valor alta, porém humilde. Em primeiro lugar, cada homem é parente e descendência do Deus poderoso (Atos 17:29). Isso torna cada indivíduo especial de uma maneira que merece apreciação. O “homem interior” (2 Coríntios 4:16) foi feito na própria imagem de Deus (Gênesis 1:27). Assim como temos “pais segundo a carne”, também temos um “Pai espiritual” (Hebreus 12:9). Existe algo dentro de cada homem que não vem, nem pode vir, de pais na carne, mas vem apenas do nosso Pai espiritual. Que consolação é lembrar que um dia este espírito “volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7). Devíamos dizer, como uma criança num cartaz, “Eu sei que sou alguém, porque Deus não faz lixo!”

Mas, não sou apenas descendência de Deus, sou o objeto contínuo de seu amor e sua preocupação. “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6-7). Sim, “Deus amou ao mundo de tal maneira…” mas isso quer dizer que ele ama você! Paulo viu em termos pessoais quando ele disse que “me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20). Nós também devemos. E tem mais uma coisa que o povo de Deus precisa lembrar: já que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), ele vê você e eu como seus filhos e objetos do seu amor tanto quanto Paulo, Timóteo, Pedro ou qualquer servo fiel do Velho Testamento. Como o escritor popular, Francis Schaeffer, escreveu, “Com Deus não existem pessoas pequenas.” A questão não é se sou um grande apóstolo, presbítero, evangelista ou professor, mas é se eu estou glorificando a Deus na minha vida, onde estou, com os recursos e oportunidades que tenho, agora? (cf. 1 Pedro 4:11). Muitos enganam a si mesmos a pensarem que poderiam fazer mais para o Senhor em algum outro lugar ou no tempo futuro se apenas tivessem mais recursos ou talento. Rebaixar a si mesmo leva a pessoa a pensar no que “poderia ter acontecido” e prejudica as possibilidades de serviço recompensador agora.

Nenhuma pessoa é sem valor e se vir como tal é enganoso e prejudicial. Fomos redimidos pelo maior preço já pago por qualquer coisa, “pelo precioso sangue … o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19). Nós temos uma alma que foi avaliada pelo Senhor a ter um valor inestimável (Mateus 16:26). Em Cristo nos tornamos verdadeiramente ricos (2 Coríntios 6:10). Nós realmente acreditamos nisso?

Andar pela fé é reconhecer que longe do Senhor não somos nem podemos ser nada. Mas nele, graças a Deus, temos a grandeza que precisamos para lembrar, apreciar e refletir no nosso viver!

por: Dan S. Shipley

Estudos da Bíblia / Portal Padom

Deixe sua opinião