Dizimo 1ª parte

628

Estudo sobre dízimos e ofertas

 

Texto. Mateus. 22. 29. Jesus respondeu: vocês estão enganados! , pois não conhecem as escrituras e nem o poder de Deus.

Oséias. 4. 6. O meu povo esta sendo destruído porque lhe falta o conhecimento, uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento eu também os rejeito como meus sacerdotes. Uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus eu também ignorarei os seus filhos.

 

Introdução: notem que os dois textos que acabamos de ler, tanto o que foi falado por Jesus, e o que foi profetizado pelo profeta Oséias, chamam a nossa atenção para a falta de conhecimento, embora o texto descrito por Jesus esteja chamando a atenção dos saduceus a questão da ressurreição este texto pode ser aplicado a muitos assuntos diferentes, mais o que me chamou a atenção para estes textos foi, o alerta de Jesus para aqueles homens embora fazendo parte de uma facção religiosa dos dias de Jesus, eles ainda não conheciam o poder de Deus, eles negavam que Deus era capaz de transformar situações, eles limitavam o poder de Deus, e Jesus os repreendem vocês estão totalmente enganados porque vocês não conhecem as escrituras e nem o poder de Deus, palavras duras de Jesus. O texto escrito pelo profeta Joel, também nos chama a atenção para o mesmo assunto o meu povo esta sendo destruído por falta de conhecimento.

Nesta noite eu vou falar sobre um assunto que para muitos aqui será um complemento daquilo que eles praticam freqüentemente, já para outros será motivo de torcer o nariz e ficarem de cara feias no banco querendo que o culto acabe logo para irem embora. Por mim podem torcer o nariz, mas como diz aquela musica mundana. To nem ai.

Porque há algum tempo este assunto vem chamando a nossa atenção e não queremos que ninguém alegue falta de conhecimento. Sobre este assunto.

Quero nesta noite começar a falar a respeito de Dizimo, não sei se o tempo será suficiente para terminar hoje, mas tenho total aprovação do Pr Edson para falar com liberdade sobre este assunto e usar o tempo que se fizer  necessário para que ninguém alegue que não tinha conhecimento sobre o assunto.

Quero tentar esclarecer toda e qualquer duvida sobre este assunto, a primeira duvida que eu quero esclarecer, aqui sobre este texto de Oséias é que podem estar pensando O meu povo esta sendo destruído porque lhe falta o conhecimento, uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento eu também os rejeito como meus sacerdotes. Podem estar pensando Deus esta falando aos sacerdotes e realmente estava, mas depois da vinda de Jesus isto mudou, todos nós passamos a ser sacerdotes diante de Deus.

1ª Pedro 2. 9 Vocês, porem, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

E algo que me chama a atenção nesta passagem e gostaria de falar é que: nós fomos eleitos sacerdotes reais, ou seja, sacerdote do Rei dos Reis, para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, mas para que possamos anunciar estas grandezas, temos que ter estas grandezas mostradas em nossa própria vida, como podemos falar de algo que nós não experimentamos, como posso falar que Deus tem suprido as minhas necessidades se tenho que me virar nos avesso para poder dar conta, fico com a cabeça quente pensando como vou pagar minhas contas, como vou falar que Deus tem abençoado a minha saúde se vivo somente doente, e o que ganho fica na farmácia.

Sei que muito do que for abordado aqui você já deve ter ouvido, mas, nunca é demais reafirmar aquilo que já sabemos. Mas pela dureza de nosso coração Deus sempre nos lembra de coisas que já sabemos e fazemos de conta que nada tem a ver conosco.

1-      O que é o Dizimo. Como o próprio nome diz dizimo significa 10 ou décima parte, devemos trazer aos pés do Senhor a décima parte de tudo o que ganhamos, ou melhor, devemos honrar o Senhor  com os nossos Dízimos.

 

2-       Qual o propósito de nossos dízimos.  O propósito de Deus com relação aos nossos dízimos é muito claro, como ele revela por meio de Malaquias: “tragam o dizimo todo ao deposito do templo, para que haja alimento em minha casa” Ml. 3.10. O que significa isso? 

O plano de Deus era que houvesse suficiência divina na obra do Senhor. O propósito do dizimo foi sustentar os levitas, que se devotaram exclusivamente a obra no Tabernáculo.

A nação de Israel era composta de 12 tribos e Uma destas tribos que era a tribo de Levi, não recebeu nenhuma herança,Quando os Israelitas tomaram posse da terra prometida, Deus não deu terra aos levitas. Como herança, Deus entregou-lhes os dízimos dos filhos de Israel: Nm. 18.21 dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na tenda do Encontro.

Lv. 18.20. Disse também o Senhor a Arão: na sua terra, herança nenhuma terá e, no meio deles, nenhuma porção terá. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel

  Deus os separou somente para o trabalho sacerdotal, ou seja, eles tinham como dever cuidar da parte da adoração, limpeza do templo, ensinamento das leis, os sacrifícios eram eles que tinham que apresentar a Deus.

O dizimo dos Israelitas era distribuído entre os levitas e suas famílias para a provisão necessária, de modo que não ficassem sobrecarregados ou preocupados com o próprio sustento ou que se dedicassem em adquirir casas e terras. O dizimo dos israelitas era o único meio de sustento dos levitas.

E quem são os levitas hoje?

Efésios. 4. 9 – 14 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também antes desceu às partes mais baixas da terra Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.

A intenção de Deus é que os ministros envolvidos nos cinco ministérios sejam sustentados pelos membros do corpo de Cristo, por meio dos dízimos e das ofertas. Os nossos dízimos hoje devem ser trazidos para sustentar aqueles que se dedicam aos cinco ministérios instituídos por Jesus.

Deus planejou tudo para que não houvesse falta em sua casa! Se todos os membros do corpo de Cristo fossem fieis em seus dízimos e suas ofertas, haveria mais que suficiente para cumprir a obra de Deus no mundo.

Mas com o passar do tempo o povo acabou se desviando, dos caminhos do Senhor, e conseqüentemente abandonaram as contribuições e os levitas pararam de receber os dízimos pois o povo havia endurecido os seus corações. Em 2 Crônicas 29. Encontramos o Rei Ezequias restabelecendo o culto mandando abrir as portas do templo que havia sido abandonado, o rei mandou ajuntar os levitas e sacerdotes e deu ordens para que se purificassem. E isto não mudou muito, pois quando deixamos de contribuir com nossos dízimos estamos fazendo com que a igreja comece a ter falta de provisão.

Os levitas quando tiveram que trabalhar para ter o seu sustento, tiveram que abandonar as suas funções no trabalho do templo, e houve declínio espiritual entre o povo. O povo voltou-se para a idolatria e se afastaram totalmente do Senhor.

Falar a respeito dos pastores que tem que trabalhar.

A nossa igreja hoje ela conta com dois Prs. E um terceiro sendo encaminhado, a igreja ela não tem que arcar com o sustento dos mesmos, pois todos trabalham. Quando tinha um Pr que ela tinha que sustentar havia reclamação e murmuração, muitos diziam acha que vou dar meu dinheiro para sustentar quem não trabalha. E hoje qual é a desculpa, todos trabalham, porque deixamos de trazer nossos dízimos. Qual seria a desculpa agora. Infelizmente hoje se a igreja tivesse que arcar com o sustento de um Pr ele passaria necessidade.

O que há muito por parte da igreja é cobrança, se o Pr chega aqui e a mensagem não é muito boa ou ungida, fala-se, só que ninguém vê que o Pr sacrifica o tempo em que ele poderia estar com a família ou descansando, na preparação da sua mensagem, ai muitos começam a querer sair da igreja porque o Pr não faz visitas, só que não contribuem para mudar esta situação acham que Pr não sente canseira acha que Pr tem que trabalhar 24 horas sem parar.

Hoje a nossa igreja esta bem servida de Pr. Só que pode acontecer de Deus chamá-los para outro lugar e trazer alguém que não tenha emprego, e ai como vai ser o Pr e sua família vai passar fome, e infelizmente nossa igreja esta mal acostumada e não teria condições de sustentar as despesas cotidianas de manutenção dela e de um Pr em tempo integral.

“Quando Deus instituiu o Dizimo para que houvesse alimento em minha casa” Deus não queria que a igreja vivesse de fazer eventos com fins lucrativos para sustento dela, os eventos deveriam ser algo para evangelizar somente, só que infelizmente a igreja tem que viver de fazer festas.

Quando estava no seminário tive uma professora que foi convidada a trabalhar em uma igreja pois estava sem Pr no momento, e a igreja era conhecida como a igreja do “cachorro quente”,. Pois os membros não eram dizimistas ou uma parte deles não era.

3 – Mas como sempre achamos desculpa pra tudo alguns dizem eu não dou o dizimo porque o dizimo é coisa da lei e eu não vivo sobre a lei eu vivo pela graça.

 Esta é uma das desculpas mais usadas quando os crentes não querem dar o dizimo, ele diz o dizimo é coisa da lei, acham que o pelo dizimo ter sido instituído sob a Antiga aliança ou sob a lei, o dizimo não diz respeito aos que vivem sob a nova aliança.

Para entendermos esta questão, é preciso determinar em que momento o dizimo foi de fato instituído. Ele não é uma norma ou tradição humana. Não é um ritual da lei. É uma expressão do relacionamento que temos com Deus, é o método que Deus usa para derramar as suas bênçãos sobre nós.

O dizimo não começou com a lei. Deus o estabeleceu antes da lei. A pratica de dar um décimo do fruto da terra e dos despojos de guerra aos sacerdotes e reis era um costume muito anterior à época de Moises.

Abraão deu o dizimo de seus despojos de guerra quando venceu os reis de Sodoma e Gomorra. Ele reconheceu Melquisedeque como representante de Deus e entregou-lhe o dizimo. O livro de Hebreus 7. 6 diz: este homem, que não pertencia a linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas.

Jacó prometeu a Deus que daria o dizimo de tudo que ele lhe concedesse. Gn. 28. 22.

Mais tarde, como parte de sua aliança com Israel, Deus exigiu o dizimo dos israelitas, um décimo de tudo que possuíam. Deus considera o dizimo propriedade sua. Os israelitas entregavam a Ele o que já lhe pertencia. “ Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas, pertencem ao Senhor; são consagrados ao senhor” Lv. 27.30.

Quando estabeleceu a Nova Aliança, Jesus não aboliu do dizimo. Ele  declarou: Mt. 5.17- 18 “não pensem que vim para abolir a lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, ate que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitira desta lei sem que tudo seja cumprido”.  Jesus confirmou que não devemos negligenciar o Dizimo o dizimo. Aos fariseus, ele disse: Mt.23. 23. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dizimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tem negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem dar o dizimo sem omitir aquelas.

 

4 – podemos dar o dizimo de algo alem de dinheiro?

Muitos cristãos hoje acham que ao dedicarem parte de seu tempo e de seus talentos a obra de Deus, já deram o dizimo. Com o estabelecimento da nova aliança, Deus espera receber de nós 100% de tudo o que somos e possuímos! O apostolo Paulo alertou aos romanos: Rm. 12. 1. Portanto irmãos rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

 Dar 100% de nós mesmos a Deus é o nosso culto Racional, o seu tempo não é um substituto do décimo de sua renda uma coisa não anula a outra.

Deixe sua opinião