Deus é homem ou gênero neutro? Igreja Episcopal Inicia Debate sobre Livro de Oração Comum

Além de acrescentar linguagem neutra em relação ao gênero de Deus, a igreja também pede a inclusão de cerimônias entre pessoas do mesmo sexo em sua liturgia.

581
igreja episcopal gênero neutro deus
Desde antes dos dias da igreja primitiva, Deus sempre foi tratado em orações como um homem, incluindo termos como Pai, Rei e Senhor.

Desde antes dos dias da igreja primitiva, Deus sempre foi tratado em orações como um homem, incluindo termos como Pai, Rei e Senhor.

No Novo Testamento, Jesus ensinou seus discípulos a orar a Deus usando um termo masculino. Em Lucas 11: 1-4, um dos discípulos pediu a Jesus para ensiná-los a orar. “E disse-lhes: Quando orardes, diz: Pai, santificado seja o teu nome.” (NASV)

Agora a Igreja Episcopal está debatendo sobre a revisão de seu Livro de Oração Comum, que é usado em congregações episcopais em todo o mundo.

O debate centra-se em certificar-se de que as orações no livro são claras que Deus não é homem, mas não tem um gênero, segundo informou a The Washington Post. 

“Enquanto ‘homens’ e ‘Deus’ estiverem na mesma categoria, nosso trabalho em direção à equidade será apenas incompleto. Eu honestamente acho que isso não importa em alguns aspectos“, disse o Rev. Wil Gafney, professor da Bíblia hebraica na Brite Divinity School, no Texas, ao jornal.

Gafney está no comitê recomendando uma mudança na linguagem de gênero no livro de orações. Como muitos outros sacerdotes episcopais, ele quer um livro de orações que sustente que Deus é maior do que qualquer gênero.

Há muito separados da Igreja da Inglaterra, os líderes da Igreja Episcopal considerarão duas resoluções durante sua convenção que começa na terça-feira em Austin, Texas.

Uma resolução pede uma modernização do Livro de Oração Comum, que foi revisado pela última vez há 39 anos. Segundo a igreja, uma revisão completa levaria vários anos e um novo livro de orações provavelmente não estaria pronto para uso nas congregações até 2030.

Além de acrescentar linguagem neutra em relação a Deus, alguns defensores também querem outras revisões, incluindo o dever de um cristão para a conservação da Terra, adicionar cerimônias de casamento entre pessoas do mesmo sexo à liturgia (já que a igreja pratica casamentos homossexuais há anos) e até uma cerimônia para celebrar a adoção de um novo nome por uma pessoa transexual.

Outra resolução pede que a igreja não atualize o Livro de Oração Comum, mas deve passar os próximos três anos estudando o livro existente. As raízes do livro de orações remontam ao primeiro livro de orações anglicanas, publicadas pela primeira vez em 1549.

O bispo de Chicago Jeffery Lee é um dos líderes da igreja que apoia a segunda resolução.

“O Livro de Oração Comum”, disse ele ao Post , “realmente constitui a igreja Episcopal de maneiras significativas. Nossa teologia é o que oramos”.

Lee diz que os eventos recentes revelaram a ele por que a igreja precisa ouvir as mulheres que estão pressionando pela linguagem de gênero neutro no livro de orações.

“Na cultura, o movimento #MeToo inteiro, eu acho, realmente levantou em relevo o quanto nós precisamos examinar nossas suposições sobre a linguagem e particularmente a maneira como imaginamos Deus”, disse ele ao Post . “Se uma linguagem para Deus é exclusivamente masculina e um certo tipo de imagem do que significa poder, é certamente uma imagem incompleta de Deus… Não podemos definir Deus. Podemos dizer algo profundamente verdadeiro sobre Deus, mas o mistério nos atrevemos a chamar Deus é sempre maior do que qualquer coisa que possamos imaginar”.

Isso inclui o gênero, ele disse ao jornal – mesmo se um dos três componentes da Trindade é descrito como o Deus “Pai” de Jesus, que Deus é maior que o homem ou mulher.

Outras denominações protestantes, incluindo a Igreja Metodista Unida e a Igreja Evangélica Luterana na América, também debateram o uso da linguagem de gênero para Deus.

Em 2007, o movimento judaico reformista mudou sua linguagem de Deus em seu livro de orações para termos neutros em termos de gênero.

Portal Padom

Deixe sua opinião