Deus deu a Satanás permissão para ter “tremendo poder” no mundo, diz John Piper

Pastor John Piper, afirma que embora Deus tenha dado um "tremendo poder" para satanás neste mundo, todo esse poder é subordinado a autoridade de Cristo

498
Imagem Ilustrativa

Enquanto Satanás tem “tremendo poder” neste mundo, todo o seu poder está subordinado à autoridade que é investida em Cristo. E ele não tem autoridade para fazer algo que Deus não permita para propósitos infinitamente sábios, explica John Piper.

Em um episódio de “Ask Pastor John” postado pela Desiring God na quarta-feira, um ouvinte perguntou sobre quanta autoridade Satanás tem neste mundo e como isso se relaciona com a completa soberania de Deus sobre todas as coisas.

Piper primeiro explicou que Deus, e não Satanás, é a autoridade suprema do mundo. No entanto, Deus considerou sábio, como parte de sua maldição sobre o mundo após a queda de Adão e Eva, para dar a Satanás “um enorme poder” neste mundo.

Mas ele não tem poder supremo“, disse ele. “Não somos dualistas. Nós não achamos que Deus e Satanás estão lutando pelo poder no universo. Deus é Deus, não Satanás. Satanás não é Deus. Todo o poder de Satanás é com permissão. Ele não tem autonomia para fazer qualquer coisa que Deus não permita para propósitos infinitamente sábios”.

O pastor explicou ainda que Deus deu permissão a Satanás para afligir Jó: “Todos os seus atos de oposição a Deus e ao povo de Deus são parte do plano de Deus, pois ele concede a Satanás permissão para exercer um tremendo poder neste mundo”, disse ele.

Ainda assim, a influência de Satanás sobre o mundo é “terrível e vasta“, admitiu Piper, citando 1Jo 5:19 , que diz: “o mundo todo está sob o poder do Maligno”.

No entanto, na morte e ressurreição de Cristo, o golpe decisivo contra Satanás foi atingido, disse Piper, referindo-se a Lucas 22:53 , onde Jesus diz a Satanás: “mas esta é a vossa hora e o poder das trevas“.

Jesus basicamente diz: ‘Você sabe, você ganha uma hora. Você ganha uma hora. Eu sei quando isso começa. Eu sei quando acaba. Essa é a sua hora. É tudo por permissão soberana que você pode fazer seu ato covarde em Judas e em mim amanhã de manhã”, disse Piper.

Ao morrer na cruz pelos pecados da humanidade e “pregar seu registro de dívida na cruz”, Jesus efetivamente derrotou o “grande acusador”, sustentou Piper.

O poder de Satanás é que ele é um grande acusador“, disse ele. “Se ele não tem nada em sua pasta na corte enquanto ele está diante do bar para nos acusar, o que ele vai fazer? Ele se torna impotente neste tribunal porque nosso registro de dívidas foi cancelado.

Sua única arma condenatória contra os eleitos de Deus é retirada de sua mão”, continuou ele. “Não há mais pecado não perdoado. Estamos perdoados. Então, o que ele vai condenar? Nada.”

Em toda batalha com o diabo, aqueles que crêem em Cristo podem “ter total confiança na vitória final”, disse Piper, citando Romanos 8: 38-89 : “Pois tenho certeza que nem a morte nem a vida, nem anjos nem governantes, nem as coisas presentes nem as coisas por vir, nem os poderes [poder satânico incluído], nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, serão capazes de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. ”

Ele foi decisivamente derrotado“, concluiu ele.

De acordo com uma pesquisa Gallup 2015 , cerca de nove em cada dez americanos dizem acreditar em Deus (89%). No entanto, a mesma pesquisa mostra que apenas cerca de 61% acreditam que Satanás realmente existe.

Da mesma forma, o 2014 Religious Landscape Study do Pew Research Center constatou que aproximadamente sete em cada 10 (72%) americanos dizem acreditar no Céu – definido como um lugar “onde as pessoas que levaram uma boa vida são eternamente recompensadas.

Mas, ao mesmo tempo, apenas 58% dos adultos americanos acreditam no Inferno – definido como um lugar “onde as pessoas que levaram vidas ruins e morrem sem se arrependerem são eternamente punidas”.

Pastor Jimmy Evans, pastor sênior da Gateway Church em Southlake, Texas, disse ao The Christian Post que quando Satanás inevitavelmente ataca um cristão, ele começa com a mente, incutindo medo, dúvida, raiva e frustração e convencendo-os de que são indignos de Amor de Deus.

Tudo começa com a mente. No Jardim do Éden, quando Satanás atacou os humanos pela primeira vez, ele fez isso com pensamentos“, disse Evans. “A mesma coisa com Jesus; quando o diabo O atacou no deserto, ele atacou Seus pensamentos. Cristãos estão engajados em guerra espiritual, e as armas desta guerra não são carnais. É por isso que Romanos 12 nos diz para deixar Deus nos transformar. em uma nova pessoa, mudando a maneira como pensamos “.

O pastor disse ao CP que Deus criou Seus filhos para serem guerreiros em Seu exército – e os equipa com as ferramentas necessárias para combater o Príncipe das Trevas e viver uma vida de liberdade, vitória e paz.

Meu encorajamento para as pessoas é ter um relacionamento sério e comprometido com Deus como a fonte mais autorizada em sua vida para lhe dizer o que é a verdade“, disse ele. “Para combater as mentiras de Satanás, a Palavra de Deus deve ser o padrão de como escolhemos nossos pensamentos.”

Deixe sua opinião