CUIDADO, HÁ FOGO NO PÁTIO! (Pr. André Lepre)

1112

Lc.22-54-57 ENTÃO, PRENDENDO-O, O LEVARAM E O INTRODUZIRAM NA CASA DO SUMO SACERDOTE. PEDRO SEGUIA DE LONGE. E, QUANDO ACENDERAM FOGO NO MEIO DO PÁTIO E JUNTOS SE ASSENTARAM, PEDRO TOMOU LUGAR ENTRE ELES. ENTREMENTES, UMA CRIADA, VENDO-O ASSENTADO PERTO DO FOGO, FITANDO-O, DISSE: ESTE TAMBÉM ESTAVA COM ELE. MAS PEDRO NEGAVA, DIZENDO: MULHER, NÃO O CONHEÇO.

Podemos ver nessa passagem Pedro negando a Jesus. Poderíamos ficar decepcionados com Pedro a ponto de perguntarmos: “Como ele pôde fazer isso com o mestre?” Mas essa pergunta, assim como, nossa decepção facilmente caem por terra quando observamos o mesmo capítulo (Lc.22) nos seus versículos de 31 à 34. Vejam: Jesus avisa a Pedro que satanás reclamou para peneirá-lo como trigo.

Jesus permite e diz a Pedro que a partir daquele momento rogou ao Pai por ele, para que a sua fé não viesse a desfalecer. Pedro por sua vez faz uma promessa ao Senhor: “Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Jesus já conhecendo não somente o coração de Pedro, mas também, a natureza humana (pecadora) diz: “Pedro, antes que o galo cante, hoje me negarás três vezes.” Pedro prometeu a Jesus em toda a sua trajetória com o

Mestre, que estaria com ele para o que desse e viesse, mas Pedro fez esta promessa quando tudo estava bem. É muito fácil fazermos promessas a Deus quando tudo vai bem, mas o caráter de um verdadeiro cristão se mede no momento em que as coisas não vão tão bem e se ainda assim ele tem forças para manter de pé as promessas que fez. A partir do versículo 54 as coisas começam a não ir tão bem, vemos então Jesus sendo preso, levado até a casa do sumo sacerdote para então ser dado início ao seu sacrifício. Pedro assiste aquela cena totalmente apavorado, perplexo, porque no fundo era difícil para Pedro aceitar que Jesus tenha sido preso prevendo já o pior. Diz então a

Palavra de Deus no início do vers.54 que Pedro seguia Jesus de longe e que foi se assentar com algumas pessoas que estavam no pátio de

Caifás e que haviam acendido um fogo, ou seja fizeram uma fogueira. Provavelmente era uma madrugada fria e procuravam se aquecer e aproveitavam para conversar um pouco. É isso o que acontece com quem segue a Jesus de longe. Você se assenta perto do fogo de homens. E quem se assenta perto do fogo dos homens fica sem saber o que fazer. Pedro se assentou ao lado daquelas pessoas. Negou a

Jesus, esqueceu-se dos compromissos firmados com Ele. Assim também é hoje em dia, tem muita gente seguindo a Jesus de longe! Quem segue a Jesus de longe se afasta do fogo de Deus e aproxima do fogo dos homens, e aproximando-se do fogo dos homens, ficamos sem saber o que fazer e negamos a Cristo. Mas quero chamar a atenção para um detalhe que está no vers.32 quando Jesus diz: “Tú porém, quando te CONVERTERES, fortalece teus irmãos”. Pedro ainda não estava convertido. Pedro estava em um processo de conversão, o seu caráter ainda estava sendo forjado. Só que o nosso caráter não pode ser forjado no fogo dos homens, mas no fogo de Deus. Pedro foi para perto da fogueira do mundo e a fogueira do mundo é um atrativo no momento de fraqueza espiritual. Ele não foi por causa de uma fraqueza natural e sim espiritual. O Salmo 1 diz que bem aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo dá o seu fruto, e cuja a folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Quando nos afastamos do fogo de

Deus nos aproximamos da frieza espiritual. Quem anda com você? E com quem você tem andado? Com homens de Deus ou escarnecedores? Com profetas de Deus ou com ímpios? Com servos de Deus ou com pessoas que andam na prática do pecado? Agora vejam no vers.55 diz que acenderam fogo no pátio.

Na época do Templo de Salomão havia um lugar dentro do Templo chamado “Santo dos Santos” e lá havia a Arca da Aliança e também a Menorah. A Menorah tinha que ser mantida continuamente acesa. O fogo não podia se apagar. O sacerdote tinha sempre que abastecê-la de azeite para que o fogo não se apagasse. Você pode estar perguntando: “O que tem a ver uma coisa com a outra?” Tem muita coisa, sabe porque? Algumas pessoas acenderam fogo no pátio e Pedro foi para aquele mesmo fogo.

Ele foi para perto daquele fogo por causa da frieza espiritual que se apoderou dele. O fogo que pode nos aquecer espiritualmente não é o fogo que está no pátio, mas sim, o fogo de Deus. Sabe quem são aquelas pessoas que estavam junto àquela fogueira? Eram as mesmas que gritaram: “Crucifica-o, crucifica-o!” Pedro não era para estar ali.

Tem muita gente que está aonde não é para estar. A menorah dentro do Santo dos Santos não podia se apagar. Porque pátio não é lugar para ter fogo.

FOGO É PARA TER NO ALTAR DE DEUS! É PERTO DESSE FOGO QUE VOCÊ TEM QUE ESTAR MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ!

MAS ALGUMAS FOGUEIRAS DO MUNDO ESTÃO ATRAINDO MUITA GENTE: Fama, poder, dinheiro, prostituição, consumismo, drogas, cobiça, teologia da prosperidade. PEDRO NÃO VAI POR CAUSA DO FOGO, MAS POR CAUSA DA FRIEZA: A culpa é dele mesmo. TEMOS QUE ACENDER ALGUMAS FOGUEIRAS DENTRO DE NÓS: •Santificação – Hb.12.14-16 – Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; •Humildade – Pv.22.4 – O galardão da humildade e o temor do senhor são riquezas, e honra, e vida. •Sinceridade – Sl.101.7(MODELO DE BOM REI) – Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos.

COMO MANTER ACESAS ESTAS FOGUEIRAS? – FOGUEIRA SE MANTÉM ACESA COM LENHA: •II CR. 7.14 – Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. A lenha da humilhação para Deus; A lenha da oração; A lenha do arrependimento e conversão; O QUE ACONTECEU

COM PEDRO PERTO DO FOGO? O que acontece com carne perto do fogo? – Queima. A Carne queimada só por fora cria uma crosta, mas por dentro ela fica crua. Por isso que o pastor prega, prega, prega e prega e a Palavra não entra. O obreiro ora, ora e ora e a resposta não chega, porque tem uma crosta que impede a pessoa de crer porque se queimou com o fogo do mundo. A transformação tem que ser de dentro para fora. Rm. 8.13 diz o seguinte: Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis.

TEM MUITA GENTE QUE ESTÁ VEGETANDO! Porque estão perto do fogo nos pátios da vida! TEM GENTE QUE TEM QUE SER QUEIMADA DE DENTRO PARA FORA! Lv.6.9-10;12 – … esta é a lei do holocausto(sacrifício): o holocausto ficará na lareira do altar toda noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo no altar. O sacerdote vestirá sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este. 12 O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã… Nós temos que ser queimados todos os dias pelo fogo de Deus e apresentar nossas cinzas no altar de Deus.

Porque é isso que nós somos diante de Deus, cinzas! Nós somos pó. Não somos nada, não podemos nada, não temos nada diante de Deus. Se somos alguma coisa hoje em dia, se somos conhecidos pelos homens, se temos cargos importantes, é PELA GRAÇA DE DEUS! Se temos um carro e uma casa, É PELA GRAÇA DE DEUS! Se comemos, se bebemos e nos vestimos, é PELA GRAÇA DE DEUS! E a minha Bíblia e a sua Bíblia diz que: A Graça de Deus é um FAVOR IMERECÍDO, ou seja, não mercemos, mas por misericórdia e amor Deus nos concede.

PEDRO ESTAVA: Apático, frio. Tentou se esconder, camuflar sua identidade Cristã. No versículo 62 diz que Jesus ao olhar para Pedro depois de tê-lo negado, Pedro se lembrou das palavras de Jesus e chorou amargamente. Quem está perto do fogo dos homens e longe do fogo de Deus chora amargamente. E você? Perto de qual fogo quer estar? Perto do fogo no pátio ou no fogo do altar de Deus?

A escolha é sua!

Que Jesus lhe abençoe muitíssimo!

Nele, por Ele, para Ele.

Pr. ANDRÉ LEPRE

Deixe sua opinião