Cristã chinesa perseguida pela fé revela porque o tempo na prisão foi ‘maravilhoso’

Mulher cristã chinesa, compartilha seu incrível testemunho do período em que ficou na prisão, suas experiências e revela como os cristãos no Ocidente podem melhor ficar ao lado daqueles que estão sendo perseguidos.

331
Mulher cristã chinesa em um momento de adoração a Deus. - imagem ilustrativa
Mulher cristã chinesa em um momento de adoração a Deus. - imagem ilustrativa

Quando Todd Nettleton, da Missão Voz dos Mártires, (VOM), viajou para a China em 2002 para entrevistar a irmã Tong, uma cristã chinesa que foi condenada a seis meses em uma das mais conhecidas prisões do país por causa de sua fé, ele não estava preparado para a resposta dela.

Ah, sim, foi um momento maravilhoso”, disse ela.

Perplexo, Nettleton pediu que a irmã Tong explicasse. Ela não foi presa por seis meses porque ela organizou uma igreja – uma “reunião religiosa ilegal” sob a lei chinesa – em sua casa? Os funcionários do governo não estavam tentando “reeducá-la”, forçando-a a se tornar menos cristã e mais chinesa?

“Eu estava pensando que ela iria pintar um quadro para nós de como sua vida era miserável na prisão. Quão dura era a cama, quão fria estava a cela, quão grandes eram os ratos ”, disse Nettleton ao The Christian Post. “Mas, em vez disso, ela olhou para mim com este sorriso celestial.”

A irmã Tong compartilhou como, durante seu tempo na prisão, Deus estava ali com ela, a cada passo do caminho.

“Eu sentia Ele tão perto de mim naquela época”, disse ela.

Ela também foi capaz de iniciar um ministério de mulheres na prisão, compartilhando Cristo com aqueles que nunca tinham ouvido Seu nome.

“Então, sim, foi uma época absolutamente maravilhosa”, disse a irmã Tong.

Como um membro relativamente novo da equipe VOM, Nettleton disse que ficou “maravilhado”.

“Não conseguia me imaginar na prisão pensando que foi uma época maravilhosa”, disse ele. “A irmã Tong mudou minha perspectiva de como encaro a perseguição. E se todos nós tivéssemos a atitude, quando enfrentássemos dificuldades como desemprego ou doença, que Jesus estava nos dando a oportunidade de ministrar e testemunhar aos outros?”

Histórias como a da irmã Tong, compiladas ao longo de 23 anos de ministério da Missão Voz dos Mártires, inspiraram Nettleton a escrever seu último livro, When Faith is Forbidden: 40 Days on the Frontlines with Persecuted Christians (Quando a fé é proibida: 40 dias na linha de frente com os cristãos perseguidos.)

Nele, ele compartilha histórias de cristãos de todo o mundo que defenderam sua fé – mesmo quando isso significou perseguição severa. Da Índia à Turquia, Nettleton dá voz aos que não têm voz e desafia seus leitores a seguirem a Cristo com ousadia, custe o que custar. Cem por cento dos royalties do livro irão para ajudar os cristãos perseguidos.

“A premissa do livro é: por que você não vem comigo, leitor cristão, e faz uma viagem de 40 dias. Vamos sentar com esses irmãos e irmãs, ouvir suas histórias e tomar chá. Vamos encontrar esses seguidores incríveis de Jesus Cristo”, disse ele.” Porque acho que, ao final da jornada, o leitor será desafiado e inspirado e pensará sobre sua fé de forma diferente depois de encontrar irmãos e irmãs que estão dispostos a dar suas vidas para Cristo.”

O “traço comum” que ele viu entre os cristãos perseguidos em todo o mundo, disse Nettleton, é que todos eles “calcularam o custo” de sua fé com antecedência. Jesus disse: “Neste mundo você terá problemas. Mas tenha coragem! Eu venci o mundo ”, disse Nettleton, acrescentando:“ Essa é a mensagem que nossos irmãos e irmãs em nações hostis e restritas entendem desde o primeiro momento que seguem a Cristo.

Mas no Ocidente, os cristãos “dizem que, uma vez que sigam Jesus, sua vida vai melhorar”, explicou ele. “Portanto, eles não estão preparados quando as provações ou oposições vierem.”

“A mensagem do Evangelho que é apresentada em nações hostis e restritas é uma mensagem do Evangelho muito diferente daquela que ouvimos no Ocidente”, disse ele. “É, ‘se você vier a Jesus, sua vida aqui na Terra provavelmente vai piorar. Sua família pode rejeitá-lo, você pode ser jogado na prisão, você pode apanhar. Mas Jesus estará com você. E você tem a promessa da eternidade com Cristo.’”

Ainda assim, nas últimas duas décadas, Nettleton disse que ele tem sido “encorajado” pela quantidade de cristãos no Ocidente que estão cada vez mais cientes do estado de perseguição aos cristãos em todo o mundo.

“O mandato das escrituras é que, quando uma parte do corpo sofre, todos devemos sentir essa dor”, disse ele. “Não podemos fazer isso a menos que tenhamos uma compreensão do que está acontecendo ao redor do mundo. Não podemos fazer isso a menos que comecemos a saber os nomes, os rostos e os lugares onde nossos irmãos e irmãs estão sofrendo. Acho que aumentou a consciência. Espero que a sensação de fazer parte do Corpo de Cristo e estar conectado também tenha aumentado. “

Ele previu que embora a perseguição “provavelmente vá aumentar” – particularmente em países como China, Índia, Coréia do Norte e no Oriente Médio – também significa que o Evangelho está se espalhando.

“À medida que vemos a perseguição aumentar, o outro lado da moeda que precisamos reconhecer é que a Igreja está crescendo. Essa é parte da razão pela qual a perseguição está aumentando. Portanto, ao olharmos para o futuro, acho que veremos mais perseguições, mas também veremos a Igreja crescer. Cristo promete que as portas do Inferno não prevalecerão contra minha Igreja.”

Quando se trata de ficar ao lado de cristãos perseguidos, Nettleton aconselhou os crentes no Ocidente a fazer três coisas: orar, educar-se e depois dizer ‘sim’ a tudo o que Deus o chama para fazer em resposta.

“A primeira coisa que pedem é oração”, disse ele. “Precisamos nos educar para que possamos orar com eficácia usando seus nomes, os nomes de suas famílias e abordando os desafios específicos que estão enfrentando.”

“Enquanto você ora, se educa e aprende mais sobre nossos irmãos e irmãs que enfrentam perseguição, acho que Deus dirá: ‘OK, é isso que eu quero que você faça’, seja escrevendo para cristãos presos ou advogando em seu nome. E então cabe a nós sermos obedientes ao que Deus está nos pedindo para fazer. ”

Deixe sua opinião