Corra que o pecado vem aí

573
"Como, pois,cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? (...) Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele porém,deixando as vestes nas mãos dela, saiu, FUGINDO para fora."

A Bíblia exorta que devemos viver em santidade, porém muitas vezes colocamos desculpa no nosso atual contexto de sociedade para sermos menos santos. Porém, um dos personagens mais admirados das Escrituras ensina o que devemos fazer quando o pecado bate a porta:

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.” (Gênesis 39:7-12)

UM ESCRAVO FIEL A DEUS

José é um dos maiores exemplos bíblicos de temor a Deus, percebemos em toda sua história como o Senhor moldou sua vida visando usá-lo como testemunho a todo povo de Israel.

Este acontecimento descrito acima ocorreu após a venda de José pelos próprios irmãos aos mercadores midianitas. Ele foi comprado para ser escravo (modo de produção da época) na casa do oficial da guarda de faraó, chamado Potifar, homem rico e importante no Egito.

A história relata que o Senhor foi muito benigno com José, Deus viu o esforço dele e usou as habilidades que possuia para fazer prosperar na casa de seu senhor. As coisas pareciam ir muito bem para José ao ponto de chegar a ser mordomo na casa de Potifar. O trabalho de um mordomo é de grande responsabilidade e só era dado a pessoas de extrema confiança, pois envolvia cuidar de todos os bens e riquezas de seu senhor.

FIRME PARA NÃO PECAR
Entretanto, a mulher de Potifar passa a ter um desejo doentio por José, ela se insinuava constantemente ao hebreu. Há relatos que as mulheres egípcias daquela época não eram muito confiáveis e a infidelidade conjugal parecia corriqueira.

Quero chamar a atenção para uma das alegações que José utilizou para não se deitar com aquela mulher: “como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus”. Acho essa resposta uma das mais fascinantes frases da Bíblia, pois não representa apenas uma desculpa qualquer, mas sim a filosofia de vida de José. Ao meditarmos nessa frase percebemos que José não era apenas um homem religioso, mas sim uma pessoa que tinha uma enorme intimidade com o Senhor. José baseava sua felicidade em obedecer a Deus, sua alegria era viver em santidade, por isso ele considerou loucura pecar contra o seu|Deus.

José sabia que era um pecador e por isso quando a mulher de Potifar o agarrou (talvez ela estivesse em trajes sensuais ou até mesmo sem trajes) ele correu e fugiu da presença dela. Ele sabia se ficasse por ali com certeza um pecado grave acorreria.

Quando Potifar soube do acontecido ele deveria ter matado José, pois a acusação dele era muito grave e contra alguém muito poderoso daquela época, mas Potifar resolveu apenas prendê-lo. Provavelmente ele percebeu que aquela situação era muito estranha e que não combinava com o testemunho de vida de seu jovem moderdomo.

A FELICIDADE ESTÁ NA OBEDIÊNCIA A DEUS

A filosofia de vida de José constrasta com a felicidade hedonista pecaminosa no qual o mundo está preso, até em muitas igrejas as pessoas só se sentem felizes se houverem atividades que envolvam os prazeres banais desta vida.

O conceito de felicidade é muito raso, muitos a veem como apenas momentos de alegria ou ter sucesso financeiro ou profissional, porém o crente tem certeza que existe uma fonte de felicidade eterna que traz prazeres indescritíveis. Essa fonte é a certeza da salvação em Jesus Cristo e por isso que José e tantos outros heróis da fé entregaram tudo para servir e obedecer a Deus.

Pense nisso:
Muitas vezes pecamos porque o nosso conceito de felicidade ainda está baseado na filosofia deste mundo, porém aqueles que encontram regozijo na obediência ao Senhor conseguem viver mais facilmente em santidade.

Bíblia Center / Portal Padom

Deixe sua opinião