Contra as probabilidades: como o cristianismo sobreviveu em seus primeiros anos

A lógica sugeriria que o cristianismo não deveria ter sobrevivido em seus primeiros anos. Foi perseguido desde o início, com milhares dos seus primeiros discípulos mortos ou encarcerado

346

A lógica sugeriria que o cristianismo não deveria ter sobrevivido em seus primeiros anos. Foi perseguido desde o início, com milhares dos seus primeiros discípulos mortos ou encarcerados. Então, o que tornou tão convincente que os convertidos arriscariam suas vidas por isso?  

Em seu novo livro, Jesus is Risen: Paul and the Early Church, (Jesus ressuscitou: Paulo e a Igreja Primitiva), David Limbaugh destaca as razões. Um deles é que os primeiros discípulos pregaram a ressurreição de Cristo sem parar desde o começo. Outra é que o pior perseguidor do cristianismo – Paulo – tornou-se seu defensor mais ardente. E que esta nova religião abriu seu caminho para a salvação de toda a humanidade – sem exceções.

Alguns dizem que a ideia da ressurreição e divindade de Jesus não foi introduzida no cristianismo até décadas após a crucificação de Jesus.

Isso é um absurdo“, disse Limbaugh à CBN News. “Paulo escreveu em uma de suas cartas: ‘Se Jesus Cristo não foi crucificado, morto e sepultado, e então ressuscitou em Seu corpo, então os cristãos são os mais dignos de piedade.’ Porque vivemos toda a nossa vida devotada a Cristo e tudo é um mito“.

A ressurreição de Jesus é fundamental para o cristianismo

Limbaugh continuou: “Sua ressurreição corporal é central para o cristianismo; sua vinda na história, sua intervenção na história como Deus e humano e morrer e depois ser ressuscitado. E, claro, eles acreditaram nisso desde o início, e é por isso que houve muita controvérsia, uma das principais razões que houve controvérsia. A verdade é que o Evangelho sempre foi como o Evangelho é hoje“.

No início, o cristianismo parecia ser exclusivamente para os judeus – como Jesus e todos os seus primeiros discípulos. Mas tudo isso mudou com os eventos que cercaram o súbito encontro de Pedro com seu primeiro convertido gentio.

Primeiro gentio converter tudo muda

“Cornélio era um centurião romano que não estava mergulhado na lei judaica”, disse Limbaugh sobre os gentios no centro desse encontro com Pedro. “Foi uma chamada fria, por assim dizer. Deus deu a Pedro uma visão com um tapete descendo com animais impuros e ‘coma estes!’, Disse Deus na visão. E Pedro disse: ‘Eu não posso comê-los. Eles é imundo! Então, Deus providencia para Cornélio que também teve uma visão para se encontrar – para encurtar a história – e Pedro acaba convertendo Cornélio e sua família através da fé em Jesus Cristo“.

Então, o que tudo isso significa – a visão de Pedro e a conversão desses gentios?

 O coração da mensagem cristã: todos são iguais em Cristo

Não há ninguém diferente. Todos são iguais em Cristo“, explicou Limbaugh. “Nenhum judeu. Nenhum gentio. Nenhum grego. Nenhum escravo. Nenhuma pessoa livre. Somos todos um no cristianismo. E essa visão daqueles animais impuros era para deixar Pedro saber que Deus não faz nada impuro. Esta é uma nova aliança agora. Nós todos somos capazes de nos unir e ser salvos por meio de Jesus Cristo. ”

Jesus ressuscitado de Limbaugh é sobre o Livro de Atos do Novo Testamento da Bíblia e as seis primeiras cartas que Paulo escreveu para algumas das primeiras igrejas. Ninguém está além do alcance de Deus

Paulo estava pregando que a salvação veio da fé em Jesus Cristo. Mas não havia alguém tão maligno e tão inacessível em qualquer um desses escritos bíblicos que eles estavam além da salvação?

Não“, disse Limbaugh enfaticamente, e depois discutiu o próprio Paulo, por um tempo o mais ardente perseguidor dos primeiros cristãos.

 Paulo, o mais improvável converso

Paulo era um judeu ortodoxo e ele era a pessoa mais improvável para ser salvo. Mas ele foi confrontado por Cristo na Estrada de Damasco e convertido pessoalmente por Cristo: ‘Por que você está me perseguindo?’ Não “por que você está perseguindo a Igreja?” A perseguição da Igreja foi perseguida por Jesus Cristo e ele a personalizou para Paulo, explicou Limbaugh.

Ele acrescentou: “Então Ele converteu Paulo a ser o evangelista líder para os gentios. Mas Ele escolheu Paulo porque ele era tão apaixonado, e uma pessoa tão ardente e sincera e tão implacável. E assim ele espalhou o Evangelho, plantando todas essas igrejas. Mas, não, ninguém está além do amor de Jesus Cristo, a menos que se afastem Dele, a menos que eles se rebelem e rejeitem completamente. Mas isso é uma questão de volição. Eu acredito no livre arbítrio. Mas Ele Se abriu para qualquer um. Bata e eu abriremos a porta. Procure e você encontrará.

Limbaugh acredita que Paulo foi um evangelista tão eficaz porque ele levou as pessoas como ele as encontrou.

Ele não se preocuparia com as pequenas coisas“, disse Limbaugh. “Ao redor dos judeus, ele adotaria práticas judaicas. Mas ele nunca trairia sua fé. O que quer que tornasse as pessoas confortáveis ??para que ele pudesse evangelizar. É como se Ravi Zacharias dissesse: ‘conheça o questionador assim como a pergunta.’ Entenda com quem você está falando Não seja um crânio Não seja um legalista Tente se relacionar com eles em seus próprios termos e então dê a eles a verdade sobre o Deus do universo, o Salvador Jesus Cristo, porque essa é uma linguagem universal que todos nós podemos entender, independentemente de nossas culturas“.

Deixe sua opinião