Como ser misericordioso com todos

"Trate todos que encontrar com dignidade." - 1 Pedro 2:17

394
misericordia - imagem ilustrativa
misericordia - imagem ilustrativa

“Trate todos que encontrar com dignidade.”

  • 1 Pedro 2:17

A Bíblia diz que Deus espera que você tenha misericórdia de todos. Como você deve fazer isso? Aqui estão três maneiras simples e práticas de ser o agente da misericórdia de Deus no mundo.
Perdoe as pessoas quando elas erram. “Quando as pessoas pecam, você deve perdoá-las e consolá-las, para que não desistam em desespero”2 Coríntios 2:7. A reação normal quando alguém o magoa é querer se vingar ou descartá-lo. Mas uma pessoa misericordiosa perdoa os caídos.

Parte da oração do Senhor diz:”Perdoa-nos os nossos pecados, assim como nós perdoamos àqueles que pecam contra nós”Lucas 11:4. Quando você ora assim, você está dizendo: “Deus, eu quero que você me perdoe tanto quanto eu perdoo a todos que me machucaram.” Você está pronto para fazer essa oração?

Seja paciente com as peculiaridades das pessoas. Todos nós temos nossas comportamentos e hábitos irritantes. Isso mesmo, até você! Quando você se recusa a ficar chateado com os hábitos de outras pessoas, você está mostrando misericórdia.

Durante a pandemia, enquanto tantas pessoas ficam presas em casa, o conselho de casamento mais importante que posso dar é Efésios 4: 2: “Tenham paciência uns com os outros, levando em consideração as falhas uns dos outros”. O primeiro lugar que você precisa para mostrar misericórdia é em casa.

Mostre respeito pelas pessoas de quem você discorda. Você não tem que concordar com todos. Mas você pode discordar das pessoas sem ser desagradável. Deus diz:”Trate com dignidade a todos que encontrares” – 1 Pedro 2:17. Isso inclui pessoas de quem você discorda e de quem não gosta? Sim. Trate a todos com dignidade.

Jesus é realmente radical sobre misericórdia. Em Lucas 6:35 ele diz para amar seus inimigos e fazer o bem a eles. Isso começa estabelecendo sua necessidade de estar certo e vencer a discussão todas as vezes.

Você quer ganhar a discussão ou quer ganhar pessoas para Cristo? Para ganhar pessoas para Cristo, escolha misericórdia.

Quando foi a última vez que você fez algo bom para um inimigo? Quando foi a última vez que você fez algo bom para alguém de quem discorda totalmente política ou espiritualmente? Quando foi a última vez que você mostrou misericórdia a alguém em sua casa?

Deus vê quando você escolhe misericórdia e honrará sua obediência. Muitas vezes será difícil, mas sempre valerá a pena ser misericordioso, assim como Deus seu Pai é misericordioso.


Falar sobre isso

Quem recentemente te machucou mais?

Como você pode mostrar misericórdia a essa pessoa?

O que é mais difícil para você: ter misericórdia de um inimigo ou ter misericórdia de alguém da sua família? Por quê? Por que você acha que Jesus disse para não apenas amar seus inimigos, mas também fazer o bem a eles?

Texto por: Pastor Rick Warren.

Tradução e adaptação por: Gabriel Dearo

Deixe sua opinião