Como responder quando os céticos afirmam que nossa fé é perigosa

De fato, a religião não é apenas irrelevante, mas perigosa para nossa sociedade progressista?

498

Os céticos freqüentemente perguntam qual a diferença que o cristianismo faz em um mundo como o nosso. Se o nosso Deus aparentemente não pode “consertar” o mundo que ele fez, como a fé nele muda alguma coisa? A religião não é apenas o “ópio do povo”, como Marx afirmou?

De fato, a religião não é apenas irrelevante, mas perigosa para nossa sociedade progressista?

A religião é perigosa?

Quando cristãos como  Karen Pence escolhem seguir a moralidade bíblica de maneiras que a cultura considera ofensivas, o clamor é ensurdecedor. Comentarista Matt Walsh : “Longe vão os dias em que os esquerdistas fingiam ver a religião como algo que deveria ser relegado a casas, igrejas e escolas particulares. Essa quantidade muito pequena de “tolerância” extremamente limitada e qualificada desapareceu. Eles não vão tolerar o cristianismo em nenhum fórum, especialmente em uma escola particular ”(ênfase dele).

O movimento “religião é perigosa” vem ganhando força há vários anos. Críticos como Richard Dawkins e Sam Harris afirmam que a religião não é apenas irrelevante e antiquada, mas também positivamente perigosa para a sociedade.

Religião voa aviões em edifícios e faz como os Ataques de 11 de setembro de 2001, nos dizem. Cria escândalos de abuso de clérigos e gasta bilhões em prédios ao invés de pessoas. É homofóbico, racista, etc.

É claro que qualquer grupo pode ser caricaturado, culpando-o pelos pecados das pessoas que deturpam e corrompem seus ensinamentos. O comunismo ateu foi responsável por 100 milhões de mortes em todo o mundo . Será que devemos culpar Richard Dawkins e Sam Harris por essas atrocidades?

Quando os cristãos foram acusados ??de canibalismo

Nós já estivemos aqui antes.

Os primeiros cristãos foram acusados ??de serem hereges,  já que não adorariam o imperador e os deuses de Roma. Eles foram acusados ??de canibalismo por comer o “corpo e sangue” de Jesus, com incesto por amarem uns aos outros como irmãos e irmãs, e com feitiçaria por realizar milagres.

Apologistas como Justino Mártir, Atenágoras e Tertuliano responderam defendendo sua fé racionalmente. Mas eles enfatizavam também as boas vidas e obras daqueles que eles defendiam.

Por exemplo, Atenágoras afirmou que os cristãos, embora às vezes “incapaz de provar em palavras os benefícios da nossa doutrina, por seus atos. . . exibem o benefício decorrente da posse de sua verdade.” Justino Mártir afirmou que os cristãos são os“ melhores aliados do império para assegurar a boa ordem”. Ele observou que os cristãos pagam impostos (Mateus 22: 15-22) e se submetem às autoridades governamentais (Romanos 13: 1-5) e até orar pelo imperador como parte de sua adoração (1 Timóteo 2: 1-2).

Então, como agora, nossas vidas são a nossa melhor defesa. A cultura pode nos condenar por obedecer às Escrituras em relação a relações do mesmo sexo, por exemplo, mas toma nota quando trabalhamos para erradicar a AIDS. Os céticos tentam descartar nossa fé como perigosa, mas eles devem explicar o fato de que os  cristãos contribuíram mais para a educação, saúde, bem-estar e proteção das crianças, e cuidam dos empobrecidos do que qualquer outro grupo na história .

“A vitória que supera o mundo”

Quanto mais quebrado o nosso mundo, mais relevante é a nossa fé. Quando você e eu encontramos maneiras positivas de fazer uma diferença prática nas vidas que influenciamos, semeamos a semente do evangelho e plantamos árvores às quais nunca podemos nos sentar.

Todo o tempo, devemos lembrar que “esta é a vitória que supera o mundo a nossa fé” ( 1 João 5: 4 ). Nossa eterna vitória em Cristo é certa.

Sábado de manhã, assisti à final feminina do Aberto da Austrália. Foi uma partida fantástica entre Petra Kvitova e Naomi Osaka. O momento mudou de um lado para o outro. As câmeras de televisão mostraram repetidamente a família, treinadores e amigos de Osaka reagindo ao estresse da competição.

Eu, no entanto, assisti a partida em completa calma. Isso porque eu tinha 100% de certeza de que Osaka venceria. E isso porque o jogo acabou antes de eu assistir.

Como Sydney, na Austrália, está dezessete horas à nossa frente em Dallas, a partida começou às 2h30 da manhã. A ESPN prorrogou a cobertura para mais tarde naquela manhã. Mas um aviso no meu celular me contou os resultados do torneio antes do início da cobertura televisiva.

Como resultado, vi dois jogadores competirem por um prêmio que um deles já havia vencido.

Embora seja verdade que “por amor de Deus estamos sendo mortos todo o dia” ( Romanos 8:36 ), também é verdade que “em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (v. 37).

Vamos reivindicar – e compartilhar – nossa vitória hoje, para a glória de Deus.

Originalmente publicado em denisonforum.org

Deixe sua opinião