Como Jesus é o Leão e o Cordeiro?

Nosso Deus é infinitamente poderoso, amoroso e justo. Às vezes, em nosso mundo terreno, essas coisas podem parecer opostas. Na verdade, a Bíblia costuma usar imagens opostas para descrever Jesus como o Leão e o Cordeiro. Enquanto um é poderoso, o outro é manso. Então, como Ele pode ser essas duas coisas?

1992

Um dos atributos mais fascinantes de Deus é Sua onipotência; significando que Ele possui todo o poder. Ao mesmo tempo, lemos nas Escrituras que Ele é misericordioso e compassivo. Quando podemos começar a entender que o Deus que possui todo o poder é o mesmo Deus que é infinitamente compassivo e gracioso, podemos então entender como Ele pode ser o Leão e o Cordeiro; embora os atributos de Deus pareçam se contradizer, eles não se contradizem.

Jesus representa o Leão e o Cordeiro juntos
Leão e o Cordeiro

Por que Deus é chamado de Leão e Cordeiro?

O Leão da Tribo de Judá e o Cordeiro são dois nomes distintos para Deus que são usados ??nas Escrituras que descrevem elementos da natureza de Cristo. 

Mas um dos anciãos me disse: ‘Não chore. Eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos ‘” (Apocalipse 5:5).

No dia seguinte João viu Jesus vindo em sua direção e disse: ‘Eis! O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! ‘”( João 1:29 ).

Deus enviou Cristo à terra para dar Sua vida pelo homem. Em todo o ministério de Cristo na terra, Ele foi um servo; Ele não veio para ser servido (Mateus 20:28 ). Na conclusão de seu ministério, encontramos Jesus durante sua paixão sendo maltratado e injuriado pelos soldados romanos. Eles bateram Nele, cuspiram Nele e zombaram Dele. Através de tudo isso, qual foi a Sua resposta?

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; ele foi conduzido como um cordeiro ao matadouro, e como a ovelha se cala perante os seus tosquiadores, por isso não abriu a boca ”( Isaías 53:7).

Como um cordeiro para o matadouro. Essas palavras ressoam dentro de nós porque falam de Cristo como um servo humilde, disposto a dar Sua vida. Ele não resistiu ou revidou. Mas devemos lembrar que Sua resposta não foi fraqueza; ao contrário, era força, porque Ele estava perfeitamente ciente de quem Ele era e o que Ele veio realizar. Você notará que em Apocalipse 5:5 acima, ele afirma que o Leão da tribo de Judá prevaleceu. O que isto significa? Isso significa que Cristo venceu e obteve a vitória!

Jesus o Leão da tribo de Judá
A cruz de Cristo

O que isso simboliza?

E olhei, e eis que no meio do trono e dos quatro seres viventes, e no meio dos anciãos, estava um Cordeiro como se tivesse sido morto, com sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra ”(Apocalipse 5: 6).

Lemos no versículo anterior de Cristo como o Leão que prevaleceu, no entanto, é no versículo seguinte que lemos sobre Cristo em pé como morto. Esta é uma referência à cruz. Como o Cordeiro, Cristo foi morto, mas como o Leão, Cristo venceu. O Cordeiro representa claramente tudo o que Cristo era e veio fazer durante Seu ministério na terra; o Cordeiro representa plenamente o poder e a realeza com os quais Ele virá em Sua segunda vinda. Lemos este versículo poderoso:

O Senhor também rugirá de Sião, e fará ouvir a sua voz de Jerusalém; os céus e a terra estremecerão; Mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel”(Joel 3:16).

Certamente, esse rugido lembra o Leão da tribo de Judá!

Mas como pode Deus ser um Leão e um Cordeiro?

Tudo isso é verdade por um motivo; como afirmado anteriormente, é porque o Leão e o Cordeiro são descrições de dois aspectos da natureza de Jesus. Isso porque Ele é o Leão vitorioso e conquistador da tribo de Judá e o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo.

Referências de Jesus o Leão e o Cordeiro na Bíblia Sagrada
Lendo a Bíblia Sagrada

Onde mais na Bíblia vemos essa linguagem ou imagem?

Uma das referências mais poderosas ao Cordeiro de Deus nos diz que é através do Cordeiro que nós também podemos vencer:

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, e não amaram as suas vidas até a morte” (Apocalipse 12:11).

É pelo sangue que Jesus derramou na cruz que podemos dizer que somos vitoriosos. A vitória não é algo que nós, como povo de Deus, devemos buscar, ou alcançar, ou esperar, ou mesmo algo pelo qual lutar; nós temos a vitória! Tudo provido pelo sangue do Cordeiro que foi morto. 

“Sabendo que não fostes redimidos com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, da vossa conduta irrefletida recebida por tradição de vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mácula e sem mancha” (1 Pedro 1:18-19).

Há apenas uma coisa que tem poder e eficácia para pagar o preço necessário para nos salvar de nossos pecados: o precioso sangue de Cristo. O que é mais precioso do que o sangue de Jesus? Ó precioso, é o fluxo, diz o compositor, que me deixa branco como a neve; nenhuma outra fonte que conheço; não é nada além do sangue de Jesus.  

Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, das criaturas vivas e dos anciãos; e o número deles era dez mil vezes dez mil e milhares de milhares, dizendo em voz alta: ‘Digno é o Cordeiro que foi morto para receber poder e riquezas e sabedoria, e força e honra e glória e bênção!’ E toda criatura que está no céu e na terra e debaixo da terra e como está no mar, e tudo o que está neles, eu ouvi dizer: ‘Bênção e honra e glória e poder seja para aquele que se senta no trono , e ao Cordeiro, para todo o sempre! ‘”(Apocalipse 5:11-13).

São palavras que gritaremos e cantaremos por toda a eternidade! Digno é o Cordeiro! Por mais que tentemos, nunca seremos capazes de reunir tudo o que há em nós para entender completamente o quão digno Ele é. Nossa salvação é muito preciosa.

O que significa para nós que ele é o Leão e o Cordeiro?

É importante lembrar o que o Cordeiro veio fazer:

Então Ele veio para Nazaré, onde fora criado. E, como era seu costume, ele entrou na sinagoga no dia de sábado e levantou-se para ler. E Ele recebeu o livro do profeta Isaías. E depois de abrir o livro, encontrou o lugar onde estava escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o evangelho aos pobres; Ele me enviou para curar os contritos de coração, para proclamar liberdade aos cativos e recuperação da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos’Lucas 4:16-18

Quando vemos a glória do Cordeiro e antecipamos o poder do Leão da tribo de Judá, como podemos ficar maravilhados com esta grande salvação com a qual Ele nos concedeu? Glória ao Cordeiro e ao Leão!

por: Pr. Michael Jakes

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião