Como Deus pode escolher salvar alguns, mas não todos? pastor explica

"Como Deus pode escolher alguns e não todos?", um pastor batista tentou responder a essa antiga questão da salvação.

791
1 Timóteo 2: 3-4, que diz "... Deus nosso Salvador, que deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade".

Clint Archer, que pastoreia a Igreja Batista de Hillcrest, em Durban, na África do Sul, que é uma Igreja Batista Reformada Evangélica, disse que a questão surgiu quando se discutiu o tema da salvação.

Alguns acreditam que é “injusto para aqueles que não foram escolhidos” e que aqueles que são escolhidos parecem “robôs sem livre arbítrio, e isso tira nossa responsabilidade e os coloca diretamente em Deus“, alguns diriam a ele.

Archer apontou vários versículos bíblicos importantes em seu blog no início desta semana, como 1 Timóteo 2: 3-4, que diz “… Deus nosso Salvador, que deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade“.

Ao mesmo tempo, as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 9: 20-23 sugerem que Deus faz “vasos de ira preparados para a destruição“, observou ele.

Buscando explicar como é correto dizer que Deus “deseja que todos sejam salvos“, ele posicionou que Deus nem sempre consegue o que quer.

Deus declara o desejo de que você não faça fofoca, não cobice, não seja impaciente, não perca a paciência, não se sinta descontente com suas finanças, etc. Deus expressa a Sua vontade de que as pessoas se abstenham da imoralidade, amem ao próximo como a si mesmas e O amem com todo o seu coração, mente e força“, escreveu ele, observando que as pessoas não conseguem viver de acordo com esses padrões.

Precisamos esclarecer que Deus tem uma vontade / desejo que Ele declara ou expressa (chamado Sua vontade revelada), e uma vontade / desejo que Ele realiza ou ordena (às vezes chamado Sua vontade decretada ou ‘vontade secreta’),” escreveu o pastor o Batista.

O primeiro, Ele expressa a Sua vontade para nós, Ele nem sempre consegue; mas o último, Seu plano ordenado para o mundo, Ele certamente realizará. Essa vontade ordenada é a que nos referimos quando dizemos: ‘Foi a vontade de Deus que fui roubado “(mesmo que Deus tenha revelado que a Sua vontade é que as pessoas não roubem). Ou ‘Se Deus quiser, então irei a tal e tal cidade”, acrescentou.

Archer posicionou que Deus deseja que todas as pessoas conheçam a verdade e sejam salvas.

“… Deus tem mais de um desejo e alguns desejos são mais elevados do que os outros. Todos nós experimentamos isso: desejo que meus filhos sejam felizes, mas meu maior desejo é que eles sejam seguros. Então, mesmo que sejam mais felizes quando comem Cheetos e bolo o dia todo e se sentam sem cinto de segurança no carro, meu maior desejo por seu bem-estar significa que eu garanto que eles comam seus brócolis, use um cinto de segurança.

Enquanto Deus deseja que todos sejam salvos, “seu maior desejo é colocar todos os aspectos de sua glória variada em exibição, incluindo Sua justiça, ira, santidade e misericórdia“, argumentou ele, admitindo que não é uma resposta “confortável“, mas acredita que é “bíblico”.

Randal Rauser, professor de Teologia Histórica no Seminário Taylor em Edmonton, Alberta, abordou uma questão semelhante em um editorial de maio no The Christian Post. Rauser argumentou que Deus quer que todos sejam salvos, mas a salvação é ao mesmo tempo simples e complicada.

Em certo sentido, a salvação é simples. Pelo menos, é simples se nos concentrarmos no fato geral de que Deus enviou seu Filho para morrer pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser salvos. Mas uma vez que você aplique essa verdade geral às particularidades de uma vida individual, essa simplicidade começa a se dissolver“, escreveu Rauser.

Em seu lugar ficamos com uma miríade de perguntas como estas: Precisamente o que você precisa acreditar (e não acreditar) para ser salvo? Como você precisa viver? Há pecados que minam sua salvação completamente?”

Existem pecados que minam a sua salvação quando atingem um determinado nível de frequência? E se sim, quando é isso? Finalmente, quando você é moralmente responsável por suas crenças e ações?”

O professor argumentou que Deus é “infinitamente mais amoroso, misericordioso e sábio do que posso imaginar“, e que a salvação, por mais que funcione, “deve ser consistente com o infinito amor, misericórdia e sabedoria de Deus“.

Deixe sua opinião