Como Caim, Balaão pode nos ajudar a preparar-se para o próximo mover de Deus

Deus está preparando um grande mover em toda terra, no entanto para participarmos desse reavivamento precisamos nos preparar para isso e a história de Caim e Balaão tem muito a nos ensinar.

589

Nota do Editor: Esta é a parte 1 de uma série de duas partes.  Fique ligado na parte 2!

Esta geração precisa desesperadamente de Jesus! Muitos de nós temos ansiado por ver o reavivamento em nosso tempo, e estamos começando a ver esperançosos vislumbres de que Deus está preparando alguma coisa. Mas nós, como igreja, estamos prontos para administrar um poderoso mover de Deus? Nas últimas décadas, todos nós vimos escândalos devastadores e compromissos teológicos por todo o corpo de Cristo que claramente prejudicaram a mensagem do evangelho em nossos dias. Nossa vida e testemunho devem mudar para que as pessoas tenham fome daquele que representamos, nosso Senhor Jesus!

O Senhor freqüentemente fala comigo através das tragédias e triunfos dos personagens bíblicos. Todos nós temos nossos favoritos, aqueles cujas vidas nos encorajam a combater o bom combate e a permanecer firmes em nossa fé – como José, Davi e Ester. Cada um deles ficou aquém de alguma forma, como todos nós, mas eles se humilharam diante de Deus, apegando-se às Suas promessas, e Deus os usou poderosamente na liderança de sua geração.

Mas há outros que também não se saíram tão bem. Considere Caim, Balaão e Coré.

Caim

O quarto capítulo de Gênesis nos dá um vislumbre de como era a vida fora do Jardim do Éden. O Senhor ainda conversava com pelo menos alguns da humanidade, eles ainda sentiam Seu favor ou desprazer, e ainda eram capazes de desfrutar Sua presença. Caim experimentou todas essas coisas em seu relacionamento com o Senhor. Ele conhecia o Senhor o suficiente para saber que Deus não estava satisfeito com ele ou sua oferta; e que Abel tinha o favor de Deus. Ele ouviu o encorajamento do Senhor para fazer o que é certo e governar sobre o pecado.

Caim conhecia a Deus. E ainda assim ele escolheu o caminho da maldade. 1 João 3:12 (NVI) nos diz: “Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.“.

A primeira transgressão de Caim, superficialmente, não parece tão terrível. Ele não trouxe o seu melhor como uma oferenda ao Senhor. Deus o avisou que o pecado estava “agachado à sua porta”, mas em vez de se arrepender, ele matou seu irmão. Quando confrontado por Deus sobre o assassinato de Abel, Caim nem expressou remorso. Ele só estava preocupado que sua punição fosse demais.

Caim andou com Deus intimamente, mas ainda assim rejeitou a correção amorosa do Senhor. Em vez de se arrepender, ele atacou o padrão de justiça em sua vida para acalmar sua própria consciência. Mesmo em sua punição, ele estava mais preocupado com seu conforto do que o arrependimento.

Nós vemos isso acontecendo em nossa cultura hoje em cada turno. A Bíblia nos diz que nos últimos dias, as pessoas amarão todo tipo de pecado e prazer mais do que amam a Deus, mesmo aquelas entre o povo de Deus. Infelizmente, vemos falsas doutrinas disfarçadas de verdade cada vez mais; e Cristão desculpando seu pecado sob o pretexto da graça. Os incrédulos nunca virão a conhecer a Cristo quando os crentes agem mais como o mundo do que como Jesus!

O escritor de Hebreus nos diz que devemos aprender a distinguir entre o bem e o mal pela aplicação constante da Palavra de Deus e Seu ensino sobre a justiça em nossas vidas. Pedro da mesma forma encoraja os crentes a “voltarem do mal e fazer o bem” (1 Pedro 3: 11b), não temendo as ameaças contra nós, mas “em vossos corações reverenciam a Cristo como Senhor” (1 Pedro 3: 15a). Nós devemos amar a Deus mais do que nossa própria reputação ou a pecaminosidade ou prazeres deste mundo!

Balaão

Balaão era um profeta conhecido na antiga Mesopotâmia. Sua reputação se espalhou por toda parte. Quando Balaque, rei de Moabe, viu como Israel havia derrotado seus ferozes vizinhos, os amorreus, ele estava com medo. Ele pediu a Balaão que salvasse seu país através de feitiçaria.

Embora Balaão não fosse israelita, ele ainda conhecia a Deus. A Bíblia registra vários encontros que Balaão teve com o Senhor. Em um ponto Balaão até afirma que o Senhor é seu Deus.

Quando os homens de Balaque trouxeram a taxa padrão por adivinhação e pediram a Balaão que amaldiçoasse os filhos de Israel, ele foi rápido em obedecer a Deus, mandando-os embora. Um segundo séquito, no entanto, prometeu uma bela recompensa, e o amor de Balaão pelo dinheiro fez com que sua determinação vacilasse. Ele voltou ao Senhor para ver se Deus havia mudado de ideia. Desta vez, Deus permitiu que Balaão fosse a Moabe com instruções estritas para dizer apenas o que Deus mandou. Sabendo o que estava no coração de Balaão, Deus enviou um anjo para confrontá-lo em sua jornada para ter certeza de que ele entenderia. E tecnicamente, Balaão obedeceu. Em vez de pronunciar uma maldição sobre os israelitas, ele os abençoou – três vezes.

Balaque ia mandá-lo para casa sem recompensa. Mas o coração de Balaão era ganancioso, o apóstolo João escreveu que ele “ensinou Balaque a induzir os israelitas a pecar para que comessem sacrifícios a ídolos e cometessem imoralidade sexual” (Ap 2: 14b). Assim que Balaão partiu, os moabitas enviaram mulheres para seduzir os homens israelitas, convidando-os para refeições sacrificiais diante de seus deuses. E o julgamento de Deus caiu sobre os israelitas rapidamente.

Embora Balaão soubesse que Deus havia ordenado a bênção aos israelitas, ele distorceu seu conhecimento dos caminhos de Deus, elaborando um plano para beneficiar seus inimigos e lucrar a si mesmo. Sua ganância levou os israelitas à idolatria, imoralidade e, por fim, ao julgamento de Deus.

Balaão sabia que o desejo de Deus era abençoar Israel. Ele poderia ter andado no favor de Deus como um profeta do Senhor, alguém como Jó. Em vez disso, ele ajudou a preparar uma armadilha para os israelitas por dinheiro. No final, sua riqueza foi apenas por uma temporada; ele foi morto pelos israelitas em batalha quando eles tomaram a terra prometida. A atração da riqueza ainda está viva e bem hoje. Muitas vezes, vemos o evangelho mercantilizado ou a doutrina distorcida para ganhos pessoais.

Paulo adverte Timóteo: “Aqueles que querem ficar ricos caem em tentação e armadilha e em muitos desejos tolos e prejudiciais que mergulham as pessoas na ruína e na destruição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de mal. Algumas pessoas, ansiosas por dinheiro, saíram da fé e se atormentaram com muitas aflições “. Naturalmente, Deus pode abençoar financeiramente Seus servos para Seus propósitos. A riqueza em si não é mal; pode ser usado para um grande bem. Mas sacrificar a integridade ou desviar-se do caminho dos justos para buscar dinheiro acabará levando à destruição. Nós devemos amar a Deus mais do que a promessa de riqueza e prosperidade.

Fique ligado na Parte 2!

por: pastor Jodie Chiricosta

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião