Como a rebelião sufoca o chamado de Deus em sua vida

Deus está preparando um grande mover em toda a terra, no entanto nós como cristãos temos que nos preparar para esse reavivamento. Podemos tirar lições da vida de Corá que teve o seu chamado sufocado pela rebelião.

638

Nota do Editor:Esta é a parte 2 de uma série de duas partes. Para a parte 1, clique aqui.

Esta geração precisa desesperadamente de Jesus! Muitos de nós temos ansiado por ver o reavivamento em nosso tempo, e estamos começando a ver esperançosos vislumbres de que Deus está preparando alguma coisa. Mas nós, como igreja, estamos prontos para administrar um poderoso mover de Deus? Nas últimas décadas, todos nós vimos escândalos devastadores e compromissos teológicos por todo o corpo de Cristo que claramente prejudicaram a mensagem do evangelho em nossos dias. Nossa vida e testemunho devem mudar para que as pessoas tenham fome daquele que representamos, nosso Senhor Jesus!

O Senhor freqüentemente fala comigo através das tragédias e triunfos dos personagens bíblicos. Todos nós temos nossos favoritos, aqueles cujas vidas nos encorajam a combater o bom combate e a permanecer firmes em nossa fé – como José, Davi e Ester. Cada um deles ficou aquém de alguma forma, como todos nós, mas eles se humilharam diante de Deus, apegando-se às Suas promessas, e Deus os usou poderosamente na liderança de sua geração.

No meu último artigo, falamos sobre aqueles que não se saíram tão bem, como Caim e Balaão. Hoje, quero que consideremos o caminho semelhante de Corá.

Corá

Coré era levita e primo de primeiro grau de Moisés e Arão. Ele sofreu sob a cruel escravidão do Faraó, viu o poder de Deus em exibição enquanto o Egito experimentava o Êxodo, atravessava o Mar Vermelho, comia o maná e acalentava Deus provido, bebia água da rocha, seguia a coluna de nuvem durante o dia e fogo à noite Tremeu diante do trovão de Deus no Monte Sinai, viu as tábuas que Moisés trouxe da montanha e ouviu a Lei que Ele havia dado. Como levita, Coré e seu clã foram escolhidos pelo Senhor para guardar a entrada do tabernáculo e ajudar a ministrar à comunidade. Então ele sabia um pouco do peso da responsabilidade que Moisés e Arão experimentaram.

Mas quando os israelitas chegaram pela primeira vez à beira de Canaã e acreditaram que os espiões relataram que eram como gafanhotos diante do povo da terra, Corá estava entre eles. Por causa de seus resmungos e incredulidade, Deus baniu essa geração de sua herança e os enviou de volta ao deserto. Moisés e Arão tiveram que dar a má notícia ao povo. Isso não foi bem! Algumas pessoas se rebelaram ainda mais e tentaram lutar contra Canaã de qualquer maneira. Eles foram derrotados.

Moisés e Arão, por ordem de Deus, começaram então a preparar a geração mais jovem para sua eventual entrada na Terra Prometida; e a vida no deserto foi retomada.

Corá não gostou do que estava acontecendo, então instigou uma rebelião para usurpar a autoridade de Moisés e Arão. Mesmo tendo acabado de ver o resultado desastroso da rebelião contra Deus, Corá acreditava que ele seria um líder melhor do que Moisés e Arão. Corá levou sua rebelião até a entrada do tabernáculo – o lugar que ele foi encarregado de vigiar!

Sua rebelião custou sua própria vida, assim como a vida de mais de 14.700 israelitas que o seguiram.

Corá manteve uma posição altamente estimada entre os israelitas. Mas isso não foi suficiente para ele. Ele desprezava seu posto e queria mais autoridade. Ele minou Moisés e Arão entre o povo, semeando descontentamento. Ele queria uma posição de liderança maior. Mas Deus disse que não e destruiu-o junto com seus seguidores.

Quantas vezes as igrejas se dividiram, os ministérios foram minados ou os líderes piedosos foram difamados porque alguém sentiu que suas doações ou unções deveriam ter precedência imediatamente? A divisão no corpo de Cristo traz vergonha ao nome do Senhor.

Como seguidores de Cristo, devemos servir com alegria onde Deus nos coloca. Moisés foi pastor no deserto por 40 anos antes de Deus fazer dele um líder. Davi teve uma jornada similar. Eles aprenderam humildade, contentamento e obediência naqueles tempos. Daniel explica que Deus “muda os tempos e as estações; remove os reis e estabelece o rei” (Dan. 2: 21a). 

Não importa quão qualificados ou ungidos pensemos que somos, é Deus quem determina se, onde e quando nós, Seus servos, assumimos posições de liderança. Confie nele para cumprir sua palavra sobre o seu futuro. Nós devemos amar a Deus mais do que poder ou posição.

O caminho dos ímpios versus o caminho dos justos

Caim, Balaão e Corá tiveram oportunidade de ter uma tremenda influência divina em sua geração. Mas em vez de fazer as coisas do jeito de Deus, eles se rebelaram. O salmista expõe claramente a escolha diante de nós:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!  Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor , e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!  Por isso os ímpios não resistirão no julgamento nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!”Salmos 1:1?-?3?, ?5?-?6

Como seguidores de Jesus, devemos rejeitar todas as formas de maldade, carnalidade, ganância e engano.

Para administrar o reavivamento que todos estamos desejando, devemos andar no caminho dos justos. Humildade, honestidade, obediência e honra são as marcas dos justos. Jesus ensinou seus discípulos a “buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça” (Mateus 6: 33a) e “amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma e com toda a sua mente” (Matt 22: 37b, Mc 12: 30a). 

Parece uma mensagem simples, mas fora do Espírito, é difícil deixar de lado nossos desejos carnais para Seus propósitos mais elevados – tomar nossa cruz e segui-lo – especialmente quando os tempos ficam difíceis. Se seguirmos o caminho dos ímpios, nossa vida terminará como um aviso como Caim, Balaão e Corá.  Mas se permitirmos que o Espírito Santo trabalhe em nossas vidas e seguirmos o caminho dos justos, nosso legado e influência podem ser como José, Davi, Ester e outros que encontraram graça com Deus. É disso que nossa geração precisa, aqueles que verdadeiramente morrerão para si e viverão para Cristo.

por: Pr. Jodie Chiricosta

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião