O que a Bíblia diz sobre participar da Igreja? A Bíblia diz que você tem que ir à igreja?

As más experiências deixaram um gosto amargo na boca e na maioria dos casos desistiram inteiramente da prática de frequentar uma igreja local.

6383
mulher na igreja
A Bíblia diz que você tem que ir à igreja?

Muitas vezes ouço falar de cristãos que estão desiludidos com o pensamento de ir à igreja. As más experiências deixaram um gosto amargo na boca e na maioria dos casos desistiram inteiramente da prática de frequentar uma igreja local. Aqui está uma carta de um:

Oi Mary,

Eu estava lendo suas instruções sobre como crescer como cristão, onde você afirma que precisamos ir à igreja. Bem, é aí que eu tenho que diferir, porque sinto bem comigo quando a preocupação da igreja é a renda de alguém. Eu estive em várias igrejas e eles sempre perguntam sobre renda. Eu entendo que a igreja precisa de fundos para operar, mas dizer a alguém que eles precisam dar dez porcento não está certo … Decidi entrar on-line e fazer meus estudos bíblicos e usar a internet para obter informações sobre seguir a Cristo e para aprender mais sobre Deus. Obrigado por separar um tempo para ler isso. A paz esteja com você e que Deus o abençoe.

Sinceramente, Bill N.

(A maior parte da minha resposta à carta de Bill está contida neste artigo. Estou satisfeito por sua resposta favorável: “Eu realmente aprecio você apontando as várias passagens e continuarei olhando”, disse ele.)

Se você tem sérias dúvidas sobre a importância do comparecimento à igreja, espero que você, também, continue observando as Escrituras.

A Bíblia diz que você tem que ir à igreja?

Vamos explorar várias passagens e considerar inúmeras razões bíblicas para ir à igreja.

A Bíblia nos aconselha a nos reunir como crentes e encorajar uns aos outros.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. – Hebreus 10:25

A razão número um para incentivar os cristãos a encontrar uma boa igreja é porque a Bíblia nos instrui a estarem em relação com outros crentes. Se formos parte do corpo de Cristo, reconheceremos a nossa necessidade de se encaixar no corpo dos crentes. A igreja é o lugar onde nos reunimos para encorajar uns aos outros como membros do corpo de Cristo. Juntos, cumprimos um propósito importante na Terra.

Como membros do corpo de Cristo, pertencemos um ao outro.

Romanos 12: 5

… então, em Cristo, nós que somos muitos de um só corpo, e cada membro pertence a todos os outros. (NIV)

É para o nosso próprio bem que Deus nos quer em comunhão com outros crentes. Precisamos um do outro para crescer na fé, aprender a servir, amar uns aos outros, exercitar nossos dons espirituais e praticar o perdão.

Embora sejam indivíduos, ainda pertencemos um ao outro.

Quando você desiste da igreja que frequenta, o que está em jogo?

Bem, em resumo: a unidade do corpo, seu próprio crescimento espiritual, proteção e benção estão em risco quando você está desconectado do corpo de Cristo. Como o meu pastor geralmente diz, não há como ser um “Cowboy Solitário Cristão”.

O corpo de Cristo é feito de muitas partes, mas ainda é uma entidade unificada.

 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”1 Coríntios 12:12

“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.”  – 1 Coríntios 12:14-23

 “Agora você é o corpo de Cristo, e cada um de vocês faz parte dele.” (NIV) -1 Coríntios 12:27

A unidade no corpo de Cristo não significa total conformidade e uniformidade. Embora a manutenção da unidade no corpo seja muito importante, também é vital valorizar as qualidades únicas que fazem de cada um de nós uma “parte” individual do corpo. Ambos os aspectos, unidade e individualidade, merecem ênfase e apreciação. Isso faz com que um corpo saudável da igreja, quando nos lembramos de que Cristo é o nosso denominador comum. Ele nos faz um.

Desenvolvemos o caráter de Cristo através do relacionamento entre nós no corpo de Cristo.

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”Efésios 4:2

De que outra forma cresceremos espiritualmente a menos que interagimos com outros crentes? Aprendemos humildade, gentileza e paciência, desenvolvendo o caráter de Cristo quando nos relacionamos no corpo de Cristo.

No corpo de Cristo, exercemos nossos dons espirituais para servir e ministrar um ao outro.

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” – 1 Pedro 4:10

“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”1 Tessalonicenses 5:11

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”Tiago 5:16

Descobriremos um sentimento de satisfação satisfatória quando começarmos a cumprir nosso propósito no corpo de Cristo. Nós perdemos todas as bênçãos de Deus e os dons de nossos “membros da família”, se escolhermos não fazer parte do corpo de Cristo.

Nossos líderes no corpo de Cristo oferecem proteção espiritual.

“Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” – 1 Pedro 5:1-4

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” – Hebreus 13:17

Deus nos colocou no corpo de Cristo para nossa própria proteção e benção. Assim como é com nossas famílias terrenas, ser relacional nem sempre é divertido. Nem sempre temos sentimentos quentes e difusos no corpo. Há momentos difíceis e desagradáveis ??à medida que crescemos juntos como uma família, mas também há bênçãos que nunca experimentamos a menos que nos tornemos conectados no corpo de Cristo.

Precisa de mais uma razão para ir à igreja?

Jesus Cristo, nosso exemplo vivo, foi à igreja como uma prática regular. Lucas 4:16 diz: “Ele foi a Nazaré, onde ele foi criado, e no sábado, entrou na sinagoga, como era costume”. (NIV)

Era costume de Jesus – sua prática regular – ir à igreja. A Mensagem da Bíblia coloca assim: “Como sempre fez no sábado, ele foi ao lugar de encontro“. Se Jesus fez uma prioridade para se encontrar com outros crentes, não devemos, como seguidores, fazê-lo também?

Você está frustrado e desiludido com a igreja? Talvez o problema não seja “igreja em geral”, mas sim o tipo de igrejas que você experimentou até agora.

Você fez uma busca exaustiva para encontrar uma boa igreja? Talvez você nunca tenha assistido a uma igreja cristã saudável e equilibrada? Elas realmente existem. Não desista. Continue a procurar uma igreja centrada em Cristo e biblicamente equilibrada. À medida que você procura, lembre-se, as igrejas são imperfeitas. Elas estão cheias de pessoas erradas. No entanto, não podemos deixar que os erros de outras pessoas nos mantenham longe de um relacionamento genuíno com Deus e com todas as bênçãos que ele planejou para nós enquanto nos relacionamos dentro de seu corpo.

por: Mary Fairchild

Traduzido e Adaptado por: Thiago Dearo

Deixe sua opinião