Até mesmo Jesus se sentiu sozinho

Você já esteve extremamente solitário, talvez até mesmo quando estava cercado de pessoas? Você já se sentiu cortado? Você já sentiu como se seus amigos tivessem abandonado você ou que você fosse completamente mal compreendido?

2554
Como você, Jesus também se sentiu sozinho

Você já esteve extremamente solitário, talvez até mesmo quando estava cercado de pessoas? Você já se sentiu cortado? Você já sentiu como se seus amigos tivessem abandonado você ou que você fosse completamente mal compreendido?

Se assim for, então você tem ideia do que Jesus Cristo passou quando ele agonizou no Jardim do Getsêmani . De certa forma, todos nós enfrentamos o Getsêmani pessoal na vida; momentos em que parece que o mundo está se aproximando de nós; momentos de estresse extremo quando a xícara que devemos beber parece demais para suportar; momentos em que nos sentimos como se não pudéssemos ir a outro dia.

Nem sempre podemos conhecer a vontade de Deus em todas as situações que enfrentamos. Mas há momentos em que conhecemos a vontade de Deus e, francamente, não gostamos disso. Há outras ocasiões em que conhecemos a vontade de Deus e isso não faz sentido. Meu amigo Randy Alcorn usa o termo “pai filtrado”, o que significa que Deus fez isso, ou Deus permitiu.

Jesus, sendo Deus em forma humana, conhecia o futuro. Ele sabia o que estava acontecendo. No relato de João sobre Jesus no Jardim do Getsêmani, vemos Jesus literalmente sofrendo – sofrendo tanto que ele estava efetivamente suando sangue. Isto, ao lado da cruz, foi provavelmente o momento mais baixo e solitário da vida de Jesus.

Na Bíblia, algumas coisas significativas acontecem nos jardins. No Jardim do Éden, as pessoas pecaram. No Jardim do Getsêmani, Jesus venceu o pecado. No Jardim do Éden, Adão se escondeu. No Jardim do Getsêmani, nosso Senhor se apresentou corajosamente. No Jardim do Éden, a espada foi tirada. No Jardim do Getsêmani, a espada foi embainhada.

Neste ponto, Jesus pregou seu último sermão. Ele teve sua última refeição. E Ele também havia orado uma bela oração em que ele orou por nós (ver João 17 ). O evangelho de Mateus nos diz que Jesus disse a Pedro, Tiago e João: “Minha alma está extremamente triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo ”( 26:38 ).

Pedro, Tiago e João passaram muito tempo com Jesus além dos outros discípulos. Quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo dos mortos, ele levou Pedro, Tiago e João com ele. Quando Jesus foi transfigurado na montanha, ele levou Pedro, Tiago e João com ele. E no Jardim do Getsêmani, novamente foi Pedro, Tiago e João.

Eles eram os favoritos do Senhor? Talvez. Ou talvez houvesse outro motivo. Talvez Jesus quisesse essas caras por perto para poder ficar de olho neles. Seja qual for à razão, que honra ser pedido por Jesus para estar com Ele neste momento crucial de sua vida.

Observe que Jesus não disse: “Explique isso para mim”, porque Jesus não precisou de uma explicação. Ele não disse: “Pregue para mim“, porque Jesus não precisava ouvir um sermão. Ele simplesmente disse “Fique aqui comigo”. Porque ele estava sozinho, porque ele estava em agonia, porque ele estava com dor, ele só queria alguém lá com ele. Isso é realmente tudo o que Jesus estava pedindo.

Mateus nos diz que Jesus “foi um pouco mais adiante e inclinou-se com o rosto para o chão, orando: ‘Meu Pai! Se for possível, deixe esta taça de sofrimento ser tirada de mim. No entanto, quero que a sua vontade seja feita, não a minha ”( 39 ). Evidentemente, Jesus estava em tamanha agonia que se lançou ao chão em oração.

Jesus, sendo Deus, conheceu o futuro em detalhes vívidos. Ele sabia que seria negado pelo que ele talvez tivesse investido mais, Simão Pedro. Ele sabia que seria rejeitado por seu próprio povo, Israel, a quem ele veio salvar. Ele sabia que seu discípulo Judas Iscariotes estava prestes a traí-lo com um beijo. Ele sabia que seria julgado em um tribunal canguru de injustiça e submetido a tratamento injusto – ironicamente, tudo em nome de Deus.

E o pior de tudo, Jesus, que esteve em constante comunhão com o Pai e o Espírito Santo, teria que suportar todos os pecados do mundo, passado, presente e futuro. Sabemos que por um tempo, Jesus seria separado de Deus Pai, como ele levou o pecado do mundo, fazendo-o chorar: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” ( Mateus 27:46 ; Marcos 15:34 )

É por isso que Jesus disse: “Se for possível, deixe que esta taça de sofrimento seja tirada de mim”. Em outras palavras, “Se houver outro caminho, por favor, encontre”. Mas é claro que não havia outro caminho.

DL Moody, um dos grandes pregadores de tempos passados, fez esta afirmação : “Faça a sua petição diante de Deus, e então diga: ‘Seja feita a tua vontade, não a minha’. A lição mais doce que aprendi na escola de Deus é deixar o Senhor escolher para mim ”.

Deixe o Senhor escolher. Ele fará uma escolha melhor do que você, porque Ele tem todas as informações básicas. Se você está enfrentando uma porta fechada, um relacionamento quebrado ou uma decepção na vida, Deus ainda está no controle. Ele ama você e ele tem um plano.

Um poema do século 19 intitulado ” Gethsemani ” [sic] por Ella Wheeler diz bem:

Todos aqueles que viajam cedo ou tarde

Deve passar dentro do portão do jardim

Deve se ajoelhar sozinho na escuridão lá

E batalha com algum desespero feroz.

Deus tenha pena daqueles que não podem dizer

“Não meu, mas teu”, que só orem

“Deixe este cálice passar”, e não pode ver

O objetivo no Gethsemani.

Nunca devemos ter medo de colocar um futuro desconhecido nas mãos de um Deus conhecido. Há um propósito no seu Getsêmani.

por:  Greg Laurie

Traduzido e adaptado por: Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião