As crianças são salvas? Teólogo Cristão Examina Idade da Responsabilização

Ao analisar se as crianças já nascem salvas, teólogo chega à conclusão que ‘o nascimento e a criação de crianças ocorrem à sombra de uma possível condenação’

749

A posição da Bíblia sobre a idade da responsabilidade e se as crianças são salvas é discutível, de acordo com um teólogo batista do sul.

Stephen J. Wellum, professor de teologia cristã no Seminário Teológico Batista do Sul e editor do Southern Baptist Journal of Theology, argumentou em um artigo para The Gospel Coalition na segunda-feira que uma análise da questão pode abrir as portas para a possibilidade de que “casos excepcionais de salvação são possíveis”.

Ainda assim, Wellum, que também é autor, insistiu que debater esses casos não deveria afastar os cristãos pregando o caminho “normal” da salvação.

A maioria das tradições cristãs ensinam que as crianças entram no mundo caído devido ao pecado de Adão, mas alguns argumentam que as crianças não são culpadas diante de Deus até que desobedecem conscientemente aos mandamentos de Deus. Se a criança morrer antes de chegar a essa idade, ela receberá a salvação com base no trabalho concluído por Cristo. “, observou ele.

Uma vez que a criança conscientemente peca, no entanto, elas se tornam responsáveis ??por suas ações e atingiram a idade da responsabilidade. Nesse ponto, a salvação vem através do arrependimento ativo e consciente e fé em Cristo.”

Ao olhar para questões relativas à salvação das crianças, juntamente com a salvação de pessoas que perderam suas capacidades mentais sem culpa própria, Wellum examinou cinco pontos específicos da Bíblia.

Primeiro, ele apontou que os humanos não são julgados apenas pelo seu pecado individual, mas também como resultado do pecado original de Adão de desobedecer a Deus.

No último dia, ninguém será capaz de dizer que eles foram injustamente condenados ou será capaz de culpar Adão pela culpa deles. Todos os humanos estão sob o julgamento justo de Deus devido ao pecado de Adão e nosso“, escreveu ele.

Em seguida, ele argumentou que, embora Deus exija “obediência e devoção de cada um de seus portadores de imagem“, aqueles com mais revelação serão “mais responsáveis”.

Olhando para a salvação, ele escreveu que somente Cristo realiza isso.

“Jesus Cristo é a base da salvação para todos os eleitos de Deus e, em circunstâncias normais, recebemos os benefícios da obra de Cristo pela graça através da fé Nele“, argumentou.

Ao definir circunstâncias normais para a salvação, ele disse que vem arrependendo-se dos pecados e confiando em Cristo e em Suas obras.

Ele disse que além disso, como com a morte do filho de Davi em 2 Samuel 12:23, há “pistas” de que Deus poderia agir além dos casos normais e fazer “o que é certo em todos os casos”.

Embora não haja nenhum texto bíblico explícito que ensine uma era de responsabilidade, à luz de todas essas verdades, não acho que seja injustificável concordar com muitos cristãos do passado e do presente que nesses casos ‘excepcionais ‘, Deus demonstrará Sua graça e misericórdia em Cristo sozinho“, Wellum continuou.

“No entanto, dada a falta de ensino explícito a esse respeito, nossa maior esperança é nos confiar a Deus, que sempre faz o que é certo para a Sua própria glória.”

Em seu último ponto, ele advertiu que, independentemente dos casos excepcionais, “não devemos permitir que nos leve além das Escrituras em ‘casos normais'”.

Ou talvez um pai cristão argumente erroneamente que é melhor não dizer a seu filho o evangelho, a fim de que não o condenem. Isso também é ilegítimo“, acrescentou.

Deus nos ordena a ensinar aos nossos filhos o evangelho quando os confiamos aos seus cuidados. Devemos diligentemente ensinar nossos filhos a Palavra de Deus, orando para que eles abram seus corações e lhes concedam arrependimento e fé.”

O Dr. Randal Rauser, professor de Teologia Histórica no Seminário Taylor em Edmonton, Alberta, argumentou que “você não encontrará um verso nas Escrituras que ensine claramente uma idade de responsabilidade”.

E se existe tal limite de responsabilidade, quando é isso? Infelizmente, não há consenso sobre essa questão. Como resultado, o nascimento e a criação de crianças ocorrem à sombra de uma possível condenação“, disse ele.

Deixe sua opinião