Ainda serei casado com minha esposa no céu?

As pessoas continuarão casadas no céu?, Haverá Casamento no Céu?, Haverá Casamento no Céu? Ainda serei casado com minha esposa no céu? a resposta para essas perguntas é impressionante!

1346
Casal feliz com céu ao fundo - imagem ilustrativa
Casal feliz com céu ao fundo - imagem ilustrativa

Embora as Escrituras possam ser um pouco enigmáticas sobre a natureza do céu, Jesus deixa uma coisa clara no Evangelho de Lucas: mesmo se nos casarmos nesta terra com um cônjuge terreno, não continuaremos casados ??com ele no céu.

Alguém pode se perguntar como essa pergunta surge. De todas as coisas para se perguntar sobre o céu, um cônjuge não necessariamente está no topo da lista de perguntas que alguém pode pensar em fazer.

No entanto, parece razoável que os cristãos se questionem sobre isso. Muitos cristãos perderam um cônjuge ao longo do caminho e querem se reunir com ele no céu.

Outros podem ter experimentado um divórcio (ou alguns divórcios) e podem se perguntar com qual cônjuge eles estariam casados no céu. Ou mesmo outros se casaram novamente ao longo do caminho, e isso significaria que eles seriam casados ??com os dois cônjuges? Como isso funcionaria?

No entanto, quando os saduceus questionaram Jesus sobre a natureza do céu, eles tinham algo diferente em mente. Eles colocaram a questão como tal:

Se o irmão de um homem morre, a esposa do falecido irmão se casaria com o irmão. Para maior clareza, rotularemos o irmão que morreu como Irmão Um e o novo irmão como Irmão Dois. O irmão dois é obrigado a se casar com a esposa do irmão um sob a lei judaica.

O irmão dois morre e o irmão três se casa com a mulher e assim por diante, até que ela se case com todos os sete irmãos e não tenha filhos.

Eles perguntaram a Jesus de quem ela seria a esposa na ressurreição. Agora, temos que impedir que os saduceus não cressem na ressurreição dos mortos (Marcos 12:18) .

Helenizados e sob as graças sociais dos romanos, eles abriram mão de parte de sua identidade e crenças judaicas para se encaixar na sociedade. Isso incluía a crença na ressurreição. Ao fazer essa pergunta, eles querem provar a idiotice das afirmações de Jesus, dizendo: “Veja! Ele acredita na ressurreição, mas há problemas lógicos com a ressurreição se ela for tecnicamente casada com sete homens. ”

Então, quando eles fizeram a pergunta: “Com quem ela seria casada no céu?” eles estavam realmente tentando enganar Jesus. Eles realmente não se importavam com a resposta, contanto que a resposta fizesse Jesus parecer um tolo.

O que a Bíblia diz sobre o casamento no céu?

No entanto, Jesus responde à pergunta deles em Lucas 20:27-38 .

Em essência, ele diz que não, não continuamos casados ??com aqueles com quem nos casamos na Terra. Nos versículos 34-35, ele responde “… ‘Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;… ‘”

O Comentário de Matthew Henry sobre a passagem aprofunda ainda mais o raciocínio para isso.

Primeiro, temos que entender que a natureza metafísica do mundo vindouro é totalmente diferente do mundo em que vivemos agora. Eles operam por meio de medidas diferentes.

Em segundo lugar, entre muitos outros propósitos, o casamento serve ao propósito de morte neste mundo. Embora essa afirmação possa parecer uma contradição, Matthew Henry a explica assim. Essencialmente, nós nos casamos para ser um reflexo de Jesus Cristo e da igreja, evitar o pecado sexual e produzir descendentes para encher a terra. Esse terceiro propósito, o propósito de procriar, preenche o buraco da morte neste mundo (Gênesis 1:28).

Mas no céu, a morte não existe. Nem a tentação e o pecado. Isso erradica os dois primeiros propósitos. Terceiro, o casamento é um reflexo do relacionamento entre Cristo e a Igreja. Mas no céu, não vemos mais em um espelho vagamente (1 Coríntios 13:12). Por que se contentar com uma reflexão quando temos o melhor tipo de casamento na ponta dos dedos no céu: o casamento de Cristo e sua Igreja?

Contexto e significado de Lucas 20

Afastando o zoom , Lucas 20 como um todo parece apresentar vários mestres religiosos que questionaram a autoridade de Jesus e procuraram enganá-lo. Na primeira seção, temos os principais sacerdotes perguntando a Jesus de onde vem sua autoridade (Lucas 20: 2). Em segundo lugar, eles perguntam a quem deve pagar os impostos, tentando ter um motivo para prendê-lo (Lucas 20:20).

E, finalmente, nas partes finais dos capítulos, os saduceus o questionam sobre a ressurreição.

O capítulo inteiro parece mostrar a queda de governantes terrenos, até mesmo governantes religiosos, que perdem de vista o céu e o que é mais importante.

O comentário da Bíblia de Estudo de Genebra parece concordar com isso .

Como cristãos, muitas vezes podemos ficar atolados em detalhes na terra que esquecemos que o céu opera de forma muito diferente deste mundo (Colossenses 3:2).

Temos que viver com a eternidade em mente. Embora Deus tenha nos dado um propósito na terra, nosso tempo na terra é muito curto ( Salmo 103:15-16 ) em comparação com a eternidade no céu.

Você ainda vai estar casado no céu?

Se seu cônjuge foi salvo ou foi salvo enquanto andava pela terra, você se reunirá com ele no céu.

Porém, de acordo com a passagem analisada neste artigo, quanto à segunda pergunta, não, você não vai estar casado no céu. No céu, participamos de um casamento muito maior: o casamento da ceia das bodas do cordeiro (Apocalipse 19:6-9).

Jesus Cristo se casou com a Igreja. Nós somos sua noiva. Participaremos de um casamento e um casamento muito mais maravilhoso do que qualquer relacionamento terreno pode criar (Efésios 5:25).

Você ainda amará sua esposa no céu?

Você ainda amará seu cônjuge porque a própria natureza de Deus é o amor. Ele enche o céu com sua glória (Ezequiel 1). Em novos corpos não pecaminosos e nos tornando mais semelhantes a Cristo (2 Coríntios 5:17), amaremos no céu mais do que jamais amamos na terra.

É verdade que podemos não experimentar o amor sexual de eros, mas experimentaremos um amor phileo fraterno um pelo outro.

Como a língua portuguesa só tem uma palavra para amor, esquecemos que outras línguas, como o grego antigo, tinham muitos tipos diferentes de amor.

Deus nos deu sexo e eros como um presente na terra, mas quão maiores são os dons e recompensas no céu que ele tem esperando por nós! (Mateus 5:12 , Lucas 12:33-34 , 1 Coríntios 2:9).

Amamos nosso cônjuge e temos dificuldade em imaginar algo maior que Deus possa ter reservado no céu, mas, conforme declarado em 1 Coríntios 2:9 acima, ele preparou algo para nós no céu além de onde nossa imaginação pode se expandir.

Viver com a eternidade em mente

A primeira vez que encontrei Lucas 20, a passagem me entristeceu. Tendo sido treinado para ver o casamento e ter filhos como o bem supremo, me perguntei como Deus poderia superar isso, e por que ele faria algo como tirar o casamento do céu.

Mas então eu reanalisei a razão pela qual Deus nos deu o casamento em primeiro lugar. Conforme mencionado acima, ele fez isso como um ato para mostrar sua relação entre ele e a igreja, cada parte se dando uma à outra fiel e incondicionalmente (Efésios 5).

Ele também fez casamento para fins de procriação e para combater os desejos da carne (2 Timóteo 2:22).

Devemos ter certeza de viver com a eternidade em mente, mas não tomar como garantidos os dons que Deus nos deu agora. Embora tenhamos muitas aventuras emocionantes pela frente no céu, temos que lembrar que estamos no meio de uma corrida agora que ainda não terminamos (Hebreus 12:1-3).

E mesmo se não continuarmos casados ??com nossos cônjuges no céu, teremos o melhor casamento de todos. O próprio Cristo.

por: Hope Bolinger

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião