A profecia da apostasia do fim dos tempos está acontecendo diante de nossos olhos?

Profecia proferida por Jesus, como a apostasia está acontecendo diante de nossos olhos?

1524

Ouvi como um homem “desconstruiu” sua fé cristã para quase 1 milhão de assinantes de podcast, dizendo: “Eu pulei de navio”, levando sua esposa e filhos com ele “para as águas”. Um pastor local renunciou após sua própria desconstrução da fé.

O que as gerações anteriores chamaram de “crise de fé”, essa geração chama de “desconstrução”, decorrente de perguntas difíceis de fé que parecem não ter respostas (ou talvez as respostas sejam muito difíceis de suportar). A Bíblia chama isso de abandono, apostasia ou afastamento da fé (Mt 24:10) e é um dos sinais que Jesus disse que veríamos antes de Seu retorno.

Hoje, os sinais não são apenas proeminentes, mas também convergentes, e podem ser desanimadores e difíceis de observar à medida que se desenrolam. Com o avanço da tecnologia, a grande queda profetizada na Bíblia está aumentando como nunca antes, como aqueles que saltam de navios o fazem on-line na frente de centenas de seus “amigos” mais próximos. Quantos pulam nas águas com eles?

Não apenas qualquer fé

Deus nos disse o fim desde o princípio (Isaías 46:10), então sabemos que isso vai acontecer. E 1 Timóteo 4: 1 diz: “Agora o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns se afastarão da fé e prestarão atenção a espíritos sedutores e doutrinas de demônios”. Ele não diz que alguns apostatarão da fé, ou fé em geral, mas a partir da fé. Fé em Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 2: 3 diz: “Não deixe ninguém te enganar de maneira alguma. Pois esse dia não chegará, a não ser que caia primeiro, e o homem do pecado seja revelado, o filho da destruição”. Naquele dia, o dia da volta de Cristo, não acontecerá até que haja uma queda primeiro, depois a revelação do homem do pecado – o anticristo.

Vemos aqueles nas plataformas públicas se afastando da fé, mas quantos nos bancos da igreja caem diariamente que nunca ouvimos falar? Estima-se que entre 26 e 42 milhões de pessoas criadas em lares cristãos se desfarão do cristianismo até 2050. As pessoas abandonam a fé desde o início do cristianismo. Paulo falou sobre aqueles que “naufragaram sua fé”. Isso não é novidade, mas está crescendo e diferente de tudo que meus avós teriam entendido.

Com a tecnologia, somos a geração que está vendo essa grande “queda”. Em 2018 e 2019, a Pew Research descobriu que 65% dos americanos se descreviam como cristãos, um declínio de 12% na última década. As pessoas que se descrevem como cristãs geralmente são as que respondem a uma pesquisa pensando: “Bem, eu não sou muçulmano, hindu ou judeu, então sou cristão!” Os não-categoria religiosa não afiliada – passaram de 17% em 2009 para 26% em 2019.

Por que eles estão caindo?

Existem várias razões para a queda, mas vamos nos concentrar apenas em uma: “… alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada

1 Timóteo 4:1?-?2  Não há venda suave aqui. A Bíblia diz que alguns se afastam da fé porque ouvem mentirosos cujas consciências estão cauterizadas (Jesus os chama de falsos profetas em Mateus 24:11 e diz que eles desviarão muitos). João os chama de anticristo: “Filhinhos, é a última hora. Como você já ouviu falar que o anticristo virá, mesmo agora existem muitos anticristo. Com isso, sabemos que é a última hora. Eles saíram de nós, mas eles não eram de nós, pois, se tivessem sido de nós, sem dúvida permaneceriam conosco “(1 João 2: 18-19).

Os anticristos eram a prova de que era “a última hora”. Se João estava na última hora, então devemos estar nos últimos milissegundos antes do retorno de Cristo! Os anticristos “saíram de nós”. Fora de quem? A Igreja. Mas essas pessoas não estão ensinando o evangelho de Jesus Cristo. Eles ensinam o que a Bíblia chama de outro Jesus, um evangelho diferente, um espírito diferente (2 Cor. 11: 4). A principal tática de Satanás é enganar, negar a Bíblia, fazer de Jesus “um bom rapaz” e esvaziar verdades sagradas de seu significado. Quem “saiu de nós” é bom nisso.

Um Ensino de Demônios

Alguns se afastam da fé porque se dedicam a “espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. Que versículo arrepiante! Um pregador de uma doutrina de demônios deve parecer demoníaco ou macabro, certo? Mas não é assim que a decepção funciona; é suave. Parece tão agradável que você não saberá que está sendo enganado. Os falsos profetas  parecem normais, belos e bonitos, com as palavras certas para dizer aos ouvidos com coceira (2 Tim. 4: 3). Ninguém nunca diz: “Eu acho que estou sendo enganado” quando eles estão sendo enganados porque “Satanás se disfarça como um anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se seus ministros também se disfarçam de ministros da justiça” (2). Cor. 11: 14-15). Satanás se disfarça como anjo de luz e seus servos como servos da justiça, então, quando estamos sendo enganados por pastores, padres, autores, apresentadores de rádio, celebridades e assim por diante, é uma experiência agradável. Não parece escuro ou enganoso; é tão bom, tão certo. Nossas perguntas são respondidas de uma maneira que não ofende ou prejudique nossos sentimentos.

A queda (ou desconstrução) continuará, mas como o pastor Darren Tyler diz: “O problema da desconstrução é que ela se assemelha mais a uma demolição, mas sem uma remodelação, sem reconstrução. Deus não tem medo de suas perguntas e ele entende suas dúvidas…” Se essa foi sua jornada, oro para que você comece sua reconstrução com Deus, usando a espada do Espírito como sua arma contra o engano.

As Coisas estão melhorando!

Cair é um sinal que Jesus nos deu (Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21) para observarmos enquanto nos aproximamos do que Ele chama de fim dos tempos (Mateus 28:20), dizendo: “Quando essas coisas começar a acontecer, olhe para cima e levante a cabeça, pois sua redenção está se aproximando “(Lucas 21:28). Em um mundo que parece estar caindo em uma espiral descendente, Jesus nos diz que as coisas estão realmente melhorando! Maranatha!

por: Donna VanLiere

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião