A Medida da Glória de Deus

957

“Então, lhes disse: …Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Marcos 4:24-25).

Jesus sabia que estas palavras poderiam soar estranhas a ouvidos não espirituais; por isso antecedeu Sua mensagem com as palavras, “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”(4:23). Ele estava nos dizendo basicamente, “Se o teu coração está aberto ao Espírito de Deus, então compreenderá o que tenho a dizer”.

O quê exatamente Jesus está dizendo nessa passagem? Ele está falando da glória de Deus em nossas vidas – ou seja, a presença manifesta de Cristo. Resumindo, o Senhor distribui a Sua gloriosa presença em diferentes quantidades, seja para igrejas ou para pessoas individualmente. Alguns não recebem nada da Sua glória. Mas outros recebem uma medida crescente – e emana de suas vidas e de igrejas em maior e maior quantidade.

Eis um exemplo: você já foi à uma igreja onde sentiu pequena medida da glória de Deus? Talvez você tenha experimentado um lampejo desta glória durante a adoração ou o sermão. Aí você foi à uma outra igreja – e assim que entrou, ficou completamente dominado pela glória de Deus no lugar. Você sentiu a presença do Senhor em plenitude. E ela lhe trouxe convencimento (da presença dEle), lhe motivando a corrigir a ausência da glória de Deus em sua vida.

Deus prometeu derramar o Espírito sobre o Seu povo nestes últimos dias. Na verdade as escrituras inteiras apontam para uma igreja triunfante e cheia de glória ao final dos tempos. O próprio Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Sua igreja. Então, não importa a fúria com a qual Satanás mostre os dentes, ele não pode impedir a obra de Deus. Jesus removeu a mordida dele.

Nós não iremos entrar no céu fragilizados – derrotados, deprimidos, choramingando, desencorajados. Não – o nosso Senhor vai trazer poder maior para a Sua igreja. Porém esse poder não será manifesto simplesmente por sinais e maravilhas; pelo contrário – será revelado em Seu povo – na gloriosa transformação de corações tocados pelo Espírito de Deus.

Deus já distribuiu – ou, destinou – a cada um de nós uma medida do Seu Espírito. Paulo registra: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”(Efésios 4:7). Unicamente a Jesus foi dado o Espírito Santo sem medida: “Pois o enviado de Deus fala as palavra dele, porque Deus não dá o Espírito por medida” (João 3:34). Em termos simples, Cristo tinha a plenitude do Espírito, sem limite.

Em contraste, a nós foi concedido uma medida do Espírito de Deus, de acordo com a Sua divina distribuição. Paulo diz, “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Romanos12:3).

Qual é o objetivo de Deus ao distribuir medidas do Seu Espírito – a Sua glória e presença – a nós em quantidades variáveis? Ele faz isso com um único propósito: “Até que todos cheguemos à unidade da fé… à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13).

Paulo está dizendo duas coisas aqui: primeiro, se vamos viver à maneira de Deus – sóbrios e com intensidade – o nosso alvo deverá ser ter uma medida crescente da Sua glória, até entrarmos na plena maturidade em Cristo. Segundo, a medida de fé que nos foi dada tem o objetivo de servir e suprir o resto do corpo de Cristo: “segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (4:16).

Paulo está fazendo uma profunda declaração aqui. Ele está dizendo que cada um de nós é um membro operante do corpo de Cristo – uma junta aqui, um músculo ali. E, sendo nós essas entidades doadoras de vida, devemos suprir e equipar os outros membros com uma medida crescente de saúde. Somos cada um de nós designados para sermos uma fonte de fé, amor, misericórdia, graça, glória – tudo com o objetivo de produzir um corpo mais forte e saudável.

Obviamente, a saúde do corpo depende de cada um de nós estar com boa saúde. Se um de nós é abençoado, o corpo todo é abençoado. Porém igualmente, se um membro peca, o corpo inteiro é afetado. Portanto, cada um de nós necessita de uma medida crescente da glória de Cristo.

Quero lhe perguntar: quanto de saúde – quer dizer, quanto de glória e fé – você está fornecendo ao corpo de Cristo? O amor dEle está aumentando em você diariamente? E, por sua vez, você está apto para suprir força aos outros membros? O seu estado de saúde está fortalecendo o sistema imunológico do corpo? Ou alguma doença lhe infectou – algum desejo mundano se apoderou de você, e está afetando o resto do corpo?

Todos nós precisamos de uma medida maior da glória e da presença de Deus em nossas vidas

O Senhor está se preparando para derramar o Espírito sobre o Seu povo nestes últimos dias – para fazer coisas que nunca vimos, ouvimos ou imaginamos. E eu quero ter parte nisso. Quero uma porção da Sua glória em minha vida – maior do que até hoje eu tive. E quero ver a glória de Deus encher a igreja com uma intensidade tal que não possa ser contida.

Como podemos obter essa medida maior e crescente da glória de Cristo? O próprio Senhor nos diz, claramente: “Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Marcos 4:24). Jesus diz, “Segundo a porção de si próprio que você destinar a Mim, lhe devolverei em igual porção. Resumindo, tratarei contigo do jeito que você trata comigo. Seja qual for a medida que você me dá, Eu darei para você”.

Se você dá uma medida de indolência e preguiça a Deus – tomando como já certa a grande obra dEle – lhe será dado um espírito de sono. “A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome” (Provérbios 19:15). Como resultado, a sua alma terá fome, impossibilitada de se satisfazer. “‘Vou dormir um pouco’, você diz. ‘Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco’, mas a pobreza lhe sobrevirá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado” (24:33,34).

Isaías alerta sobre “atalaias… sonhadores, preguiçosos, gostam de dormir” (Isaías 56:10).Isaías não está falando aqui do sono natural, mas do desinteresse pelas coisas de Deus. Está descrevendo pessoas que estavam desatentas à obra de Deus. A medida de tempo que Israel dava ao Senhor era cada vez menor, dando-Lhe apenas pequenos momentos de devoção.

Por que eles não queriam uma medida maior da glória de Deus? Porque estavam ocultando pecado. E sabiam que a primeira coisa que a presença de Deus faz é expor a iniquidade. Então disseram a Isaías, “Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos cousas aprazíveis”(Isaías 30:10).

A preguiça e o ócio espirituais são as causas principais da perda da glória de Deus na igreja e nas pessoas individualmente

O que aconteceu em Israel está acontecendo hoje na casa de Deus. A maior causa para a perda da glória de Deus na igreja não são as drogas, o álcool ou o sexo – mas um espírito de indolência. Multidões de cristãos destinam horas para se entregar a esportes, filmes, compras, prazeres de todo tipo. Mas dedicam a Deus uma porção de tempo cada vez menor.

Como os israelitas, tais pessoas não querem ouvir uma palavra incisiva e profética. Estão viciadas em prosperidade e em conforto. E o entusiasmo pelas coisas de Deus está diminuindo. Elas gastam horas em frente da TV, deixando as mentes se saturar com a imundície – porque se tornaram progressivamente preguiçosas no espírito.

Alguns destes cristãos são os mesmos que se queixam dizendo “A glória de Deus não está mais presente na minha igreja como antes”. A verdade é que a glória dEle não está sendo redistribuída por eles individualmente – por não terem concedido o seu melhor tempo para Ele no dia a dia.

Não me entenda mal – eu não estou sugerindo que podemos conceder alguma coisa boa a Deus vinda de nós mesmos, fazendo com que Ele conceda a Sua glória a nós. Não – nunca poderemos merecer a Sua presença por quantidade alguma de obras, zelo ou bondade humanas. Temos de lembrar que o nosso Senhor nos achou em nossos pecados – amando-nos em nosso desamparo, quando nada tínhamos a conceder a Ele. “Fui achado pelos que não me procuravam” (Romanos 10:20).

Na verdade, o amor, a misericórdia e a graça de Deus para nós são ilimitados. Porém, a questão aqui não é obter o Seu amor, misericórdia ou graça – mas ter a bênção da Sua glória em nossas vidas.

Jesus afirma simplesmente que Ele distribui diferentes quantidades da Sua glória a nós, segundo a medida com a qual concedemos o nosso coração a Ele. O nosso papel é simplesmente nos aproximarmos mais dEle – em nossa adoração, obediência e aplicação.

Vemos essa verdade repetida pelos dois testamentos: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros” (Tiago 4:8). “De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscardes de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 4:29). “Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações” (Salmo 34:17).

A afirmação de Jesus é um desafio direto para nós: “Você está muito interessado mesmo em ter a Minha presença em tua vida? Se você quer mais dela, isso vai lhe exigir algo. Mas Eu te prometo – se você se esforçar para se aproximar de Mim, dando-Me uma porção ainda maior de ti mesmo, distribuirei maiores quantidades da Minha glória para ti. Continuarei voltando a ti com mais e mais e mais à cada vez”.

Nesse momento a igreja de Jesus Cristo nos Estados Unidos está em dificuldades. Este país se gaba de ter igrejas que exaltam a Deus às milhares. Porém, em muitas destas igrejas, ninguém está sendo salvo. As pessoas se arrastam para a igreja como se indo para um funeral; outras estão indo embora aos montes. Os jovens não querem sequer entrar. Como resultado, toda uma geração hoje não conhece Deus. Eles nunca experimentaram a presença ou a unção de Deus – jamais.

Alguma coisa de muito errado está acontecendo quando o povo de Deus pode gritar, cantar, dançar e adorá-Lo na igreja, mas nunca consegue se libertar das correntes de lascívia e do pecado que assedia. É problemático quando os pastores de Deus ficam satisfeitos quando suas igrejas estão na calma, o orçamento está tranquilo, e o salário deles garantido.

As únicas igrejas sendo visitadas hoje com uma medida crescente da glória de Deus são aquelas que clamam a Ele em desespero. Elas estão convencidas de que “Se faz tarde – temos de despertar. Temos de cuidar das coisas do Senhor nesta hora final”.

Jesus assegura a estes crentes, “Atendei ao que ides ouvir… e servos-á ainda acrescentada” (Marcos 4:24). O que é isso “acrescentado” que Cristo promete dar? E o que significa para nós “ouvir”? Em grego a palavra para ouvir é compreender. Jesus está declarando, em outras palavras, “Você precisa compreender o que o Espírito está lhe dizendo”.

Cristãos motivados ouvem o Espírito lhes dizendo, “Destine a Mim um coração decidido a buscar-Me. Quero ver interesse, algo se agitando em ti, necessidade, quebrantamento. Sirva-Me um clamor como nunca tenha clamado antes. Então ouvirei – e lhe darei uma medida progressiva do Meu poder e do Meu livramento”.

Esses crentes ouvem o Espírito Santo lhes dizendo que seu coração precisa mudar. Eles se conscientizam terem aceito como já resolvidas as coisas de Deus – e simplesmente caíram na rotina, não tendo uma convicção aprofundada. Mas então começaram a mudar. Estão concedendo a Deus mais tempo para comunhão. E estão fazendo um levantamento das atitudes de seus corações em relação à casa e à obra de Deus. Estão orando, “Senhor, quero mais de Ti. Não deixe que eu me desvie em relação ao zelo que tenho contigo e com os Teus santos interesses”.

Agora estão vendo resultados. Uma nova alegria está fluindo fundo em suas almas. Sentem mais a presença de Deus em suas vidas, e têm paz como a de um riacho correndo. Estão recebendo o que o Senhor lhes prometeu – uma medida maior de glória, bênção, unção – porque concederam a Ele uma medida maior de si próprios.

Jesus nos assegura, “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ele está dizendo, “Continue dando mais de ti para Mim – e derramarei mais da Minha glória sobre ti. Todas as tuas coisas no mundo podem esperar. Em vez disso busque a Mim primeiro, e tomarei conta de tuas coisas. Posso fazer mais por ti em uma só hora do que você em anos de tentativas”.

Exatamente na hora em que você se alegra pelo renovado toque da parte de Deus, Ele lhe promete mais

Agora que você possui a glória de Deus de volta à sua vida, Jesus se compromete dizendo, “Mais lhe será dado” (v. Marcos 4:24). Ele está dizendo, “Você ainda não viu nada. Vejo o teu zelo e cuidado ao dar uma medida maior de ti mesmo para Mim. E vou fazer mais por ti”.

Deus sempre deseja derramar mais de Sua glória sobre o povo. Ele anseia “fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20). É por isso que deseja um povo que tenha um apetite voraz por mais dEle. Ele deseja os preencher com Sua impressionante presença, algo acima de tudo que já experimentaram na vida.

Jesus diz, “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Porém, para obter essa vida em abundância, temos de abundar mais e mais em agradar ao Senhor. Paulo diz, “Vos… exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que abundeis cada vez mais” (I Tessalonicenses 4:1). “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor” (I Coríntios 15:58).

Em grego a palavra abundar significa ter em excesso, exceder, fartar, ter a mais, exageradamente, superar acima de qualquer coisa, de qualquer medida. Paulo está dizendo, “A glória de Deus na sua vida irá suplantar os pequenos momentos que você tem tido até agora. Mas as tua orações têm de ser mais do que simplesmente dar graças à hora das refeições. Agora você vai orar de manhã, à tarde e à noite, sem cessar”.

“Assim andai nele, nele radicados e edificados e confirmados na fé, tal como fostes instruidos, crescendo em ações de graças” (Colossenses 2:6-7). Paulo está nos intruindo: “Para se ter essa vida abundante da glória e da presença de Deus, é preciso servi-Lo em medida superior – com um amor e um comprometimento maiores do que os dos servos ociosos e inativos”.

“Que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência” (Efésios 1:8). Deus quer distribuir a você glória e revelações acima de qualquer medida anterior. “Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo” (1:9). O Senhor está dizendo, “Vou lhe abrir uma compreensão mais profunda da Minha palavra. Quero te dar revelações de seus mistérios”.

O Senhor deseja lhe suprir em todas as coisas, para que possa servi-Lo sem medida. “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8).

A afirmação de Jesus nos dá uma promessa e um alerta

“Ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Marcos 4:25). Toda vez que Deus ouve Seus filhos clamando, Ele vai a eles fielmente. No entanto, durante períodos de apatia ou de ócio, Deus pode ficar de lado, removendo a Sua presença completamente.

É disso que trata o alerta de Jesus. Antes de Deus remover a Sua presença de uma pessoa ou de uma igreja, Ele sempre traz um aviso. Como Ele faz isso? Ele leva o Seu Espírito Santo a mexer com cada pessoa da equipe da igreja. Ele lança mensagem após mensagem sobre o coração do pastor, chamando todos da igreja para lançarem fora a preguiça, se dobrarem sobre seus rostos e a tratar com toda raíz de pecado. (O Senhor fez isso várias vezes na igreja de Times Square, ao longo de nossos treze anos de existência.)

De repente, a igreja cai sob convencimento (da parte de Deus). Compreendem terem ouvido a verdade de Deus pregada semana após semana sem ter sido levada a sério. Elevaram mãos impuras em louvor. E se apegaram à amargura e ao ressentimento. Simplesmente não permitiram que a palavra de Deus agisse sobre eles. Antes, deixaram que ela passasse sem guardá-la.

Agora Deus dá um aviso prévio à igreja. Ele diz, “Chega de toda esta apatia e falta de fervor. Vou acabar com isso”. Isso não é ameaça – e não é dita com raiva. É simplesmente o jeito de Deus dizer “Coloquei a igreja nessa vizinhança, nessa comunidade, nessa cidade, por um motivo. Quero que ela abunde em glória sem medida. Quando os perdidos entrarem aqui quero que saibam que algo poderoso está acontecendo. Quero que eles se conscientizem: ‘É isso que eu busquei a vida toda'”.

Fique avisado – É possível perder a glória que Jesus promete

Se nos mantemos em estado de indolência sem jamais permitir que o Espírito Santo nos possua e purifique, podemos deixar de ter o que Deus deseja nos dar. “Ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Marcos 4:25).

Você pode se recordar da parábola dos talentos, na qual um servo preguiçoso recebeu um talento e o enterrou. Esse servo estava satisfeito com o status quo. Ele não iria expandir em nada o que tinha. Como reagiu o mestre dele? Ele retirou o talento do servo e o deu a outro servo, que já tinha dez.

Vemos este tipo de indolência ilustrado na história de Israel. Os israelitas uma época tiveram a presença de Deus. Mas com o passar dos anos, permitiram que a idolatria e a luxúria se infiltrassem, corrompendo-os completamente. Finalmente abriram mão das coisas de Deus. Eles continuavam frequentando a Sua casa, mas só devido à tradição e a um temor carnal.

Deus disse a Israel, “Ide agora ao meu lugar que estava em Silo…e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo de Israel”(Jeremias 7:12). O salmista testifica, “(Deus) Abandonou o tabernáculo de Silo, a tenda de sua morada entre os homens” (Salmo 78:60). “O Senhor continuou aparecendo em Silo, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra” (I Samuel 3:21).

Silo tinha sido a casa do Senhor. Uma pregação clara fôra pregada lá pelo profeta Samuel, e o Espírito de Deus esteve poderosamente presente. Mas ao longo do tempo, Silo caiu em corrupção sob a liderança do sumo sacerdote Eli, e seus filhos ímpios. Agora Deus aparecia em Silo novamente, ansioso para reconstruir Sua casa e levar o sacerdócio iníquo ao arrependimento.

Mas Eli e seus filhos continuavam indolentes. Eli engordava e ficava preguiçoso, vivendo despreocupado, enquanto seus filhos continuavam a zombar de Deus, até quando ministravam na Sua casa. Finalmente Deus disse: “Não permitirei que a Minha glória habite onde a corrupção está presente”.

Então o Senhor abandonou Silo; removeu Sua glória de Israel, e uma privação espiritual sobreveio à nação. Primeiro, a arca foi roubada. Depois Eli caiu devido ao peso e fraturou o pescoço. Finalmente, a nora do sumo sacerdote deu à luz um menino, chamando-o Icabode – significando, “Foi-se a glória de Israel” (I Samuel 4:21).

Se você acha que isso é estritamente um tipo de condenação do Velho Testamento, igualando preguiça e corrupção, leia os alertas às igrejas do Novo Testamento em Apocalipse.

  • À igreja em Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caiste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candelabro, caso não te arrependas”(Apocalipse 2:4-5).
  • À igreja em Pérgamo: “Tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas. Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca” (Apocalipse 2:15-16).
  • À igreja em Laodicéia:”Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”(Apocalipse 3:15-17).

Em cada exemplo, Deus dá um literal alerta de “ou então” à Sua igreja. Por que? Ele está preparando uma noiva pura e sem mácula para o Seu filho. Ele está despertando virgens adormecidas, e o Espírito grita à elas, “Eis que o noivo chega. Preparem-se para encontrá-lo”.

Hoje, um espírito de iniquidade e de zombaria quanto às coisas santas ainda chega dos púlpitos. Contudo a pura palavra de Deus também está chegando, assim como veio por meio de Samuel. O Senhor está alertando, “Se você insistir em se prender aos pecados, retirarei até o que você acha ter. Removerei a Minha presença de tua vida, de tua igreja, como fiz em Silo”.

Isso já aconteceu à igrejas por todo o mundo. A glória da qual estas igrejas antes desfrutavam desapareceu completamente – pois se recusaram a aumentar algo seu para o Senhor.

Igualmente, se você se recusar a se movido e a buscar o Senhor de todo coração – se ainda está dando a Ele uma medida pequena do seu tempo, devoção, obediência – a sua convicção e conhecimento irão esvaecer.

Eu lhe pergunto – as suas orações não estão sendo respondidas porque você tem dado tão pouco de si próprio? Ele não quer remover a presença dEle de você. Pelo contrário, Ele quer amontoar sobre você uma grande medida de bênçãos. Nesse exato momento, Ele está pronto para lhe despertar do ócio e do sono – trazê-lo para perto dEle, e lhe encher com a Sua glória.

Não importa o quanto a sua chama tenha se enfraquecido. Simplemente clame a Ele, “Oh, Jesus – não quero ficar fora daquilo que Tu estás prestes a fazer”. Ele é fiel para ir até você – e lhe dará mais. Logo, conceda a Ele uma medida maior de si mesmo – e verá evidências em toda parte da presença, da glória e do amor dEle por você.

 por: David Wilkerson
Publicado com permissão de:World Challenge, Inc.
PO Box 260
Lindale, TX 75771
www.worldchallenge.org

Deixe sua opinião