A Igreja não é exclusiva para os cristãos, diz pastor evangélico

Para o pastor Chris Hodges, os cristãos precisam ter cautela para se aproximar das pessoas, e só depois lhe apresentar Cristo e a igreja.

441
Chris Hodges, fundador e pastor sênior da Church of the Highlands em Birmingham, Alabama, fala em uma conferência da Hillsong em julho de 2018.

A igreja não é um lugar exclusivo para “pessoas da igreja“, disse o pastor da megaigreja do Alabama, Chris Hodges.

“Temos que ter certeza de que a igreja entenda para que serve a igreja”, disse o pastor da Church of the Highlands à Premier,  durante uma conferência em Hillsong no mês passado. “Nós não existimos para ser um pequeno clube que nós temos apenas para nós – muitas pessoas pensam que a igreja é para as pessoas da igreja.

Hodges, que lidera uma congregação de mais de 45.000 pessoas em Birmingham, afirmou que a igreja nunca deveria ser um lugar apenas para os crentes.

“Eu pessoalmente acredito que a igreja é um lugar onde pessoas que não concordam conosco podem vir”, disse ele . “Tivemos que treinar nosso povo da igreja e ensiná-lo como Jesus viveu sua vida e como Ele ministrou às pessoas.”

Ele enfatizou que o coração de Deus é com os “perdidos” (não-crentes) mais do que aqueles que foram encontrados (já são cristãos).

“[Deus] não está pensando em seus filhos, Ele está pensando em seus filhos perdidos”, disse Hodges.

E a melhor maneira de amar a Deus é amar as pessoas que Ele ama. “Deus ama os perdidos”, enfatizou.

Quando se trata de alcançar a comunidade com o Evangelho, o pastor da megaigreja gosta de dizer: Conecte-se antes de corrigir.

“Jesus se conectou antes de corrigir”, apontou, citando exemplos bíblicos como quando Jesus se aproximou de Zaqueu, o cobrador de impostos.

Quando Hodges recebeu um certificado de presente para obter um terno feito sob medida, ele se viu em uma loja com um alfaiate hindu cujos deuses eram exibidos na loja. Durante sua visita, quando ele era medido e pegou os tecidos, nenhum deles mencionou sua fé, embora o alfaiate soubesse que Hodges era pastor, e eles tiveram uma conversa agradável. Eles gostaram do tempo juntos.

No final da visita, o alfaiate disse a Hodges que ele era “muito diferente” de outros pastores que visitavam sua loja e diziam que seus deuses hindus eram falsos e que ele iria para o inferno. O alfaiate disse então que queria visitar a igreja de Hodges.

Embora Hodges concorde com os outros pastores, esse tipo de abordagem afasta as pessoas, observou Hodges.

“Eles (os outros pastores) estavam corretos, mas não ajudaram”, disse ele. “Jesus não nos chamou para estar certo. Ele nos chamou para sermos eficazes.”

“Apenas conectando-se com ele primeiro, não o corrigindo primeiro – há um lugar para correção; não estou dizendo que seja suave nas Escrituras. Acho que você pode se manter firme e amar bem ao mesmo tempo, mas você tem que fazer o pedido direito (conectar antes de corrigir)“, explicou ele.

“Nem eu te condeno. Agora vá deixar sua vida de pecado”, disse ele, citando as palavras de Jesus para a mulher pega em adultério (João 8). “A ordem é importante.”

“É por isso que escrevi o livro – a maioria das pessoas se sente mal equipada e não sabe como se manter firme e amar bem.”

O livro de Hodges,  The Daniel Dilemma: How to Stand Firm and Love Well in a Culture of Compromise  (O Dilema de Daniel: como se manter firme e amar em uma cultura de compromisso), foi lançado no final do ano passado.

Ele examina questões difíceis para os crentes, ou seja, como manter firmemente as crenças bíblicas “sem se tornar desagradável, insultar ou parecer louco“, diz a sinopse do livro.

Nós podemos nos manter fortes enquanto amamos os outros. Porque defender a verdade não é ganhar o argumento; é ganhar corações. E quando aprendemos o segredo de nos conectar antes de corrigir, descobrimos que podemos responder às difíceis perguntas de hoje sem comprometer graça ou verdade”.

No livro, Hodges diz que sua principal esperança é encorajar os cristãos que estão lutando para manter os padrões de Deus dentro de sua realidade cultural, argumentando que isso é o que Jesus fez e é o que Seus seguidores hoje também são chamados a fazer.

Deixe sua opinião