A Igreja me magoou, a igreja me machucou

Isso é uma realidade? Sim, você estava realmente ferido! Mas não, culpar toda a Igreja é uma ilusão e servidão distorcida. É uma acusação mal colocada.

914

O enredo se desdobrou! A Igreja de mais de 700 milhões de crentes em todo o mundo se uniu e conspirou para isolar você e atrapalhar sua vida. Então, você está justificado em dizer “A Igreja me machucou” para manter seu rancor e jogar dardos.

Isso é uma realidade? Sim, você estava realmente ferido! Mas não, culpar toda a Igreja é uma ilusão e servidão distorcida. É uma acusação mal colocada.

Nós ouvimos isso o tempo todo com cristãos desprivilegiados que tiveram desapontamentos ou choques reais que mudam a vida. Sim, as mágoas podem ser muito profundas. Mas as reações e conclusões não são corretas nem saudáveis. A igreja inteira não te machucou. Há muitas pessoas e líderes maravilhosos que dão vida, no Corpo de Cristo, que não merecem esse estigma de você. Um indivíduo ou grupo de pessoas pode ter ferido você, mas não toda a Igreja. A partir dessa crença, surge um problema mais trágico.

Você percebe que quando você calunia a Igreja, é a amada Noiva de Cristo, “a casa do Deus vivo, e a coluna e o fundamento da verdade” (1 Timóteo 3:15). Você está se alinhando com o “Acusador dos irmãos (Satanás)” e atacando as pessoas pelas quais Jesus morreu e redimiu pelo seu sangue. É o propósito de Satanás condenar, encontrar falhas e acusar as pessoas o tempo todo para mantê-las divididas, confusas e paralisadas. Você realmente quer ter as palavras dele na sua boca? Amado, por favor tenha cuidado.

A reação será em você. Quando você resiste ao Espírito de Deus e à Sua misericórdia sobre a Igreja (e todas as pessoas), você pode se deparar com problemas familiares e conjugais trágicos, frieza ou estupidez em sua fé, perseguindo “outro evangelho” ou vício em aconselhamento clínico e drogas. Com o tempo, Cristo tira sua graça de sua vida e você apaga o Espírito de Deus, deixando-o em um reino carnal de falsa paz. Diz: “Eu estou certo; e eles estão todos errados e maus.”(Provérbios 14:14)

É melhor liberar o verdadeiro perdão do coração e mudar suas palavras e ações. Permaneça conectado ao Corpo de Cristo de maneira humilde. Não agite conflitos – busque a paz.

Nestes dias existem certas palavras que as chamadas vítimas usam, como:

“Eu fui abusada.”

“Foi manipulação.”

“Ninguém honrou meus presentes.”

“Eu não tenho o direito de ser feliz?”

“A igreja institucional ou organizada está desarrumada.”

Pode haver verdade parcial em algumas dessas coisas, mas sua raiz amarga contamina você e os outros (Hb 12: 14-15). A verdadeira cura e superação do amor ainda vem de Deus. Não se contente com os co-miseradores da alma, que são portadores de ofensas secundárias de suas mágoas. Você pode precisar de alguns conselheiros cristãos especiais com experiência clínica, mas você precisa principalmente do amor do Pai ministrado pelo Consolador. Ele pode restaurar “rapha” (hebraico) e trazer esperança.

Para ser transparente, “estive lá e fiz aquilo” – o caminho certo e o caminho errado. Existe uma maneira correta baseada no Reino de fazer os altos e baixos da vida que é melhor e te impede de se alinhar com o “Acusador dos irmãos” (Apocalipse 12:10).

Em vez da minha história, vamos olhar para o apóstolo Paulo ao nos dar um magnífico exemplo em 2 Coríntios. 11:23 – 29. “Eles são ministros de Cristo… eu sou mais… trabalhos… listras… prisões… espancadas… apedrejadas… naufragados… perigos na água, ladrões, meus próprios compatriotas, cidade, ermo, entre falsos irmãos, cansaço e labuta (queimar), insônia, fome e sede, jejum, frio, nu, preocupações da igreja … “” Quem é feito para tropeçar, e eu não queimo com indignação. “ Em outras palavras, Paulo se recusou a reclamar, mas continuou amando Deus e sua igreja!

Não mude seu Deus ou teologia. Na história do Bom Samaritano, os ladrões eram destrutivos (representando o mundo ou o diabo). O sacerdote e líder judeu negligentemente negligenciavam o homem ferido. (Fé correta, mas caminhos errados.) O samaritano era compassivo e generoso. (Fé errada, mas maneiras corretas.) Com quem você acha que o homem restaurado se conectará quando ele se recuperar? Eu sugiro o samaritano. (Mesmo que o samaritano tivesse uma forma distorcida de religião hebraica.)

Da mesma forma, muitos se voltam para práticas mundanas, falsos profetas ou falsos cristos quando feridos por indivíduos na Igreja. Alguns chegam até mesmo a grupos ocultos ou cultistas (elitistas). Amado, baseie sua fé em quem é Jesus e seu relacionamento com ele. Mantenha a Bíblia central em sua compreensão de Deus e do homem.

Então, o que você pode fazer quando está ferido?

  • Tente se reconciliar. Vá para os infratores. Não coloque a culpa em toda a Igreja.
  • Peça oração e aconselhamento de pessoas qualificadas (você pode ter que sair de sua caixa de relacionamento).
  • Leia as Escrituras para ver como Deus trabalhou com os outros.
  • Traga sua mágoa, coração, decepções e necessidades ao Senhor.
  • Fale uma bênção e deixe Deus lidar com os infratores. Solte.

Querido irmão ou irmã, Jesus e sua Igreja são para você e não contra você. Estamos no mesmo time. Você pode ter tido problemas de liderança, questões de estilo de igreja ou comissões ou omissões prejudiciais. Se você é um ministro ferido ou missionário, não perca tempo apontando o dedo. Talvez seja complicado e parcialmente sua culpa. Você pode aprender a confiar novamente, mas você tem que fazer a sua parte e dar passos no sentido de ser unido ao Corpo. Seja reconciliado com Deus e seu próximo.

Não se vingue e magoe a Igreja – ore por isso. Esse é o coração da Bíblia.

por: John Cava diretor da World Outreach Center
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo


Deixe sua opinião