6 certezas para lhe dar esperança em tempos de sofrimento

Todos passamos por momentos difíceis, tempos de sofrimentos em que nos vemos sem esperança. Veja aqui algumas certezas para você vencer!

708

A vida cristã é para ser dura. O caminho de Jesus é o caminho da cruz. Juntando-se à “comunhão dos seus sofrimentos” (Filipenses 3:10, NASB) significa que todos nós teremos que passar algum tempo no Monte das Oliveiras no Jardim do Getsêmani.

Nós todos sofremos. E entender essa verdade nos ajudará quando inevitavelmente passarmos por tempos difíceis. Em tempos de sofrimento, nossa pergunta padrão é geralmente uma versão de “Por quê? Por que Deus permite que eu sofra? ” Essa é uma pergunta justa e, como veremos em breve, não há problema em perguntar. Eu perguntei isso antes e, sem dúvida, novamente. Mas eu descobri que uma pergunta melhor a se fazer é: “Poderia ser esse o momento do topo da meia-noite, uma época em que Deus quer me ensinar algo sobre si mesmo, sobre mim?”

Um mau negocio

Como pastor, andei ao lado de tantas pessoas experimentando a “noite escura da alma“. Essas noites sombrias podem surgir de um divórcio ou de um diagnóstico indesejado de um médico. Eu dei as mãos com famílias que perderam um ente querido para o suicídio e aconselhei esposas idosas enquanto seus maridos estão declinando da doença de Alzheimer.

Muitas vezes, nessas noites escuras, o sofredor quer uma palavra de encorajamento ou para eu dizer algo que lhes traga um pouco de paz. Mas descobri que muitas vezes é melhor não dizer nada nessas situações. Tipicamente, o que eles precisam mais do que qualquer coisa é o “ministério da presença”. Eles precisam de alguém que simplesmente esteja lá com eles, um ouvido atento, um ombro para chorar. Com o tempo, uma vez que o pesar se instalou e o choque original do que eles estão experimentando diminuiu um pouco, eu compartilho com eles uma declaração de verdade que ouvi do meu pastor anos atrás:

Não negocie o que você sabe pelo que você não sabe

“Não negocie o fato de que Deus sabe e quer o que é melhor para você …”

Não é essa a nossa tendência? Quando surgem tempos de angústia e problemas, não começamos a trocar certezas que nunca duvidamos pelas incertezas e incógnitas que podem ou não existir?

Você perde seu emprego e sua mente imediatamente corre para eu nunca serei contratado novamente. Mas isso é uma incerteza. Não negocie o fato de que Deus é seu provedor para incertezas que podem ou não ser o caso.

Seu relacionamento acaba e você assume que nunca encontrarei mais ninguém que possa me fazer feliz novamente. Mas novamente, isso é uma incerteza. Não negocie o fato de que Deus sabe e quer o que é melhor para você por incertezas que podem ou não refletir a realidade.

Eu vou dizer de novo: não troque o que você sabe pelo que você não conhece.

 

 

Certezas na Montanha Negra

Em tempos de sofrimento, refiro-me a uma lista que vem diretamente da vida de Cristo no Jardim do Getsêmani. Isso me ajuda a escalar minha própria montanha de sofrimento; isso me permite aceitar minha luta, não tentar trocá-la por algo que não sei. Esta lista é uma lembrança constante de certezas em meio ao sofrimento, e quando medito sobre isso em minhas noites escuras, muitas vezes encontro a paz e a presença de Deus.

Certeza # 1 – O sofrimento é universal e inevitável.

O sofrimento vem em todas as formas e tamanhos. Não importa de onde você é – Jesus foi da eternidade, afinal de contas – que etnia você pode ser, o quanto você tem ou não tem. Nós vivemos em um mundo caído; todos nós sofremos. Ninguém está imune a isso. Mas, como Jesus, podemos usá-lo como uma oportunidade para encontrar Deus na montanha.

Certeza # 2 – O sofrimento não é um julgamento pelo pecado.

Esta é talvez a maior mentira em que acreditamos quando passamos por momentos de sofrimento. Quando experimentamos dificuldades na vida ou passamos por uma provação de algum tipo, é muito fácil pensar que Deus está nos julgando pelo nosso pecado.

Como crentes isso não poderia estar mais longe da verdade. Podemos sofrer devido às consequências das decisões pecaminosas que tomamos. Se escolhermos nos rebelar contra Deus ou tomar uma decisão contrária à sua Palavra e fora de sua vontade, colheremos o que semeamos. E às vezes as conseqüências de colher o que semeamos são severas. Deus disciplina quem ele ama e castiga aqueles a quem ele considera filhos e filhas. Mas Deus não envia sofrimento como julgamento pelo nosso pecado. Jesus levou nosso julgamento com ele até a cruz.

Certeza # 3 – O sofrimento é temporário.

Embora não seja mais fácil no momento, é bom lembrar que todo sofrimento é temporário. As escrituras dizem que sofreremos “um pouco” ( 1 Pedro 5:10 ), que sofremos apenas “leve e momentânea aflição” ( 2 Coríntios 4:17 ), e que nossos sofrimentos são apenas para o “tempo presente” ( Romanos 8:18 ).

Às vezes podemos pensar que nunca mais veremos a luz. Enquanto estamos no meio da noite escura, embora possamos nos sentir completamente perdidos e completamente sem esperança, confiamos que Cristo pode ressuscitar qualquer coisa. Assim como Jesus estava na cruz por seis horas e na sepultura por três dias, há um limite definido para o nosso sofrimento. É temporário.

Certeza # 4 – Deus me ama e não se esqueceu de mim.

É tão fácil esquecer essa verdade quando estamos sofrendo dificuldades ou somos confrontados com uma tragédia de algum tipo. Eu ofereço a você esta certeza da Palavra de Deus. Eu usei pronomes pessoais para que você pudesse possuir sua verdade. Deus ama você e ele não se esqueceu de você.

“ Quem nos separará do amor de Cristo? Será  tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou  nudez, ou perigo, ou espada? . . . Não, em todas estas coisas somos mais que vencedores através daquele que nos amou.  Pois tenho certeza de que nem a morte nem a vida, nem anjos nem governantes, nem coisas presentes nem futuras, nem poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, serão capazes de nos separar do amor de Deus. Cristo Jesus  nosso Senhor”. ( Romanos 8:35 , 37–39)

Certeza # 5 – Deus simpatiza comigo em meu sofrimento.

Talvez nem sempre consideremos que Deus o Pai sofreu no jardim também. Este não foi um assunto unilateral. O Pai e o Filho compartilharam uma comunhão íntima de toda a eternidade. Deus foi capaz de empatia porque esse sofrimento era uma experiência compartilhada. E se Deus empatizou com Cristo, se ele fez um caminho para Cristo, ele não fará um caminho para nós também?

Certeza # 6 – Quando sofremos, não há problema em perguntar “Por quê?”

Anteriormente, eu disse que “Por quê?” Nem sempre é a pergunta mais útil. Mas geralmente é o mais humano. Nós vemos a humanidade de Jesus em exibição no jardim, quando ele essencialmente pergunta: “Se existe outro caminho. . . Por que não há outro caminho? ”

Também não há problema em não entender por que estamos tendo que suportar o sofrimento. Os caminhos de Deus não são nossos caminhos (ver Isaías 55: 8–9). E mesmo se Deus explicasse o que estávamos passando e nos desse seu raciocínio, é provável que não entendêssemos, muito menos concordássemos com isso.

“Nunca vamos negociar o que sabemos pelo que não sabemos.”

Perguntar “por quê?” Não demonstra falta de fé, mas revela fé. É reconhecer que somente Deus tem as respostas para as perguntas que desejamos desesperadamente responder. Pode haver mais desta história do jardim da montanha, mas existem pelo menos seis certezas que podemos adotar e abraçar pela fé quando passamos por tempos sombrios e solitários. Nunca vamos negociar o que sabemos pelo que não sabemos.

por: Jarrett Stephens é o pastor de ensino da Igreja Batista de Prestonwood, em Plano, Texas, uma das maiores e mais crescentes megaigrejas da América do Norte. As Montanhas Estão Chamando: Fazendo a escalada para uma visão mais clara de Deus e de nós mesmos  (7 de agosto de 2018, Multnomah) é o seu primeiro livro.

Traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião